Busca

Após denúncias, diretor do Saae passa a acumular finanças e compras

Como o Porque vem revelando, 100% das compras da autarquia foram feitas sem licitação este ano. Servidores denunciam que esse formato vem favorecendo “esquemas” internos

Paulo Andrade (Portal Porque)

A movimentação de cargos em comissão vêm ocorrendo em meio à denúncias de falta de licitação e propinas. Foto: Divulgação/Saae Sorocaba

O novo diretor de compras do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba é Calixto Junior Antonucci e Silva, que também acumula o cargo de diretor financeiro da autarquia. A nomeação foi publicada no “Jornal do Município” da quinta-feira (25). Na prática, a mesma pessoa que efetua as compras também libera os recursos para pagá-las. A mudança acontece em meio a suspeitas porque 100% das compras no Saae neste ano estão sendo feitas sem licitação.

A portaria com a exoneração, a pedido, do diretor de compras e suprimentos anterior, Fabricio Cesar Mena, foi publicada na quarta-feira (24). No domingo (21) o Portal Porque havia veiculado uma reportagem sobre os R$ 20 milhões gastos em compras sem licitação de janeiro até 20 de abril (Leia aqui). Fabricio foi transferido para atuar como gestor administrativo da saúde na Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba).

Na terça-feira (23), um dia antes da saída de Fabrício, o Porque já havia voltado ao tema e publicado matéria com depoimentos de servidores sobre como a falta de licitação estaria favorecendo um esquema irregular dentro do Saae (Leia aqui). Segundo depoimentos, um dos principais focos de irregularidades seria o setor de eletromecânica, dentro do centro operacional de logística e manutenção.

Manga não responde
A reportagem questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre a razão do acúmulo de funções nas diretorias de compras e de finanças, ainda mais diante de denúncias de compras irregulares. O governo de Rodrigo Manga (Republicanos), no entanto, não respondeu Portal até a publicação desta matéria.

O “Jornal do Município” do dia 25 acumulou mudanças, ainda que temporárias, também nessas áreas. Willian Alaminos de Proença foi nomeado diretor operacional de infraestrutura e logística, durante o período de férias da servidora Kathine Martins Oliveira, recebendo a diferença salarial entre seu cargo anterior e sua nova função.

Wilian Proença era chefe do departamento operacional de infraestrutura e manutenção, cargo que agora foi assumido pelo servidor Carlos Eduardo Silverio Fonseca. Carlos era chefe do setor de mecânica e foi substituído interinamente pelo servidor autárquico Victor Henrique Pereira.

Até a tarde da sexta-feira (28), o total de compras feitas pelo Saae sem concorrência acumulava mais de R$ 20 milhões. As modalidades de aquisição foram dispensa de licitação (99,91%) e inexigibilidade (0,09%).

mais
sobre
autarquia Compras irregulares Escândalo governo Manga Governo Manga saae supeitas
LEIA
+