Busca

Manga tira Anselmo Neto e coloca Hudson Pessini na Secretaria de Relações do Trabalho

Segundo informações de bastidores, a mudança no primeiro escalão de Manga tem a ver com as disputas internas no diretório do MDB, que comanda a secretaria em troca de apoio ao prefeito

Fábio Jammal Makhoul (Porque)

O ex-vereador Hudson Pessini estava atuando como assessor do deputado Danilo Balas (PL) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foto: Reprodução/Facebook

O ex-vereador Anselmo Neto (MDB) foi exonerado do cargo de secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional na noite desta sexta-feira (4), exatamente quatro meses após ser nomeado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) em troca de apoio do MDB (leia mais). No lugar de Anselmo, Manga nomeou o ex-vereador Hudson Pessini, também do MDB, que estava atuando como assessor do deputado Danilo Balas (PL) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As mudanças, publicadas agora à noite no Jornal do Município, passam a valer a partir deste sábado (5). Segundo a publicação, Anselmo Neto perdeu o cargo de secretário, mas não perdeu o emprego na Prefeitura. Ele foi nomeado, a partir deste sábado, para atuar como diretor de área, cargo de livre nomeação usado pelos prefeitos para acomodar amigos e apoiadores na Prefeitura. Além do rebaixamento do cargo, o salário de Anselmo também caiu, de R$ 18 mil para R$ 13 mil.

Segundo informações de bastidores levantadas pelo Portal Porque, a mudança no primeiro escalão de Manga tem a ver com as disputas internas no diretório municipal do MDB, que estaria rachado. Nos próximos dias, de acordo com essas fontes, uma série de políticos deve deixar o MDB local.

O Porque também apurou que a primeira indicação das lideranças que dominam hoje o MDB para ocupar a vaga de Anselmo Neto foi o atual vereador Péricles Régis, que hoje está no Podemos, mas disposto a voltar ao MDB, partido pelo qual foi eleito. O problema é que o primeiro suplente do partido é o próprio Pessini, que assumiria a vaga da Péricles no Legislativo. A possível volta de Pessini teria causado revolta entre os vereadores, já que o político deixou muitos desafetos na Câmara. Além disso, Péricles também não teria manifestado interesse em assumir uma secretaria no Governo Manga.

Dança das cadeiras sem fim

A mudança no comando da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional é a 13ª que o prefeito Manga faz em seu primeiro escalão só neste ano. Em média, a dança das cadeiras resultou em duas trocas de secretários por mês, em 2023 (leia mais).

Além das mudanças, o prefeito Manga também criou outras duas secretarias para acomodar os novos apoiadores políticos, entre elas, a própria pasta agora ocupada por Hudson Pessini.

LEIA TAMBÉM:
>> Manga usa cargo recém-criado de secretário para negociar apoio para a reeleição

>> Câmara aprova a criação de mais 75 cargos de confiança para o prefeito

>> Manga nomeia políticos e apoiadores para cargos criados por ele um ano atrás

mais
sobre
base aliada Manga MDB mudança péricles Pessini secretários
LEIA
+