Busca

Manga trocou dois secretários por mês este ano, além de criar duas secretarias

Pastas mais atingidas foram as Secretarias de Educação e de Esportes, que tiveram quatro secretários cada uma só nos primeiros seis meses de 2023

Fábio Jammal Makhoul (Portal Porque)

De janeiro pra cá, o Governo Manga fez 12 mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Sorocaba. Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Só este ano, o Governo Manga fez 12 mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Sorocaba, além de criar outras duas secretarias para acomodar os novos apoiadores políticos. Em média, a dança das cadeiras resultou em duas trocas de secretários por mês, em 2023. As pastas mais atingidas foram as Secretarias de Educação e de Esportes, que tiveram quatro secretários municipais cada uma só nos primeiros seis meses do ano.

As trocas mais recentes ocorreram nesta terça-feira (4) e deixaram o meio político confuso. De acordo com as publicações feitas no Jornal do Município, a partir desta quarta (5) as secretárias de Educação e de Meio Ambiente, Marlene Manoel da Silva Leite e Cilene Chabuh Bordezan, respectivamente, deixam seus cargos para a secretária de Administração, Luciana Mendes da Fonseca, que passaria, então, a comandar três pastas.

A Secom (Secretaria de Comunicação) da Prefeitura, que se recusa a atender ao Portal Porque para dar explicações há mais de um ano e meio, informou ao ZNorte que “a secretária de Educação, Marlene Manoel da Silva Leite, segue titular do cargo. Houve equívoco da Secretaria de Recursos Humanos na edição da referida portaria, a qual foi corrigida e revogada, em seguida, na mesma edição do jornal oficial”. O problema é que não houve correção nenhuma na mesma edição e, oficialmente, Luciana Fonseca comanda as três pastas a partir desta quarta (5).

O Porque também questionou a Secretaria de Comunicação sobre os critérios para divulgar as mudanças no primeiro escalão no site e nas redes sociais da Prefeitura, já que alguns casos são divulgados e outros não. A Secom não respondeu, mas o espaço segue à disposição.

Novas secretarias

Em março, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) criou dois cargos de secretários para acomodar o MDB, que passou a fazer parte da sua base aliada.  As vagas foram ocupadas pelo ex-vereador Anselmo Neto, na nova Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, e pelo ex-prefeito Flávio Chaves, na chefia de gabinete do prefeito, função que ganhou status – e salário – de secretário.

Os rumores de que o ex-prefeito Flávio Chaves voltaria ao primeiro escalão surgiram em meados de fevereiro, quando o político acompanhou Rodrigo Manga em uma viagem oficial a São Paulo para uma série de reuniões com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e vários secretários estaduais.

Já a nomeação de Anselmo Neto só surgiu em 31 de março, quatro dias antes da nomeação, quando as negociações entre Manga e o MDB avançaram. Anselmo estava no Podemos e se filiou ao MDB no mesmo dia.

Quatro secretários de Esporte e três de Meio Ambiente

A Secretaria de Esportes já teve quatro secretários no primeiro semestre do ano: Pedro Roberto Pereira de Souza, Luiz Henrique Galvão, Rodrigo Carvalho Almeida e Vitor Mosca. Já a Secretaria de Meio Ambiente teve três: Edson Thiago Santoro Alves, Cilene Chabuh Bordezan e Luciana Mendes da Fonseca.

Não é por acaso que as duas secretarias estão entre as mais criticadas do Governo Manga. Com uma média de dois meses no cargo, os secretários não têm tempo para desenvolver qualquer política pública em sua área, segundo especialistas.

 

mais
sobre
base aliada dança das cadeiras Governo Manga Manga primeiro escalão secretariado
LEIA
+