Busca

Câmara aprova a criação de mais 75 cargos de confiança para o prefeito

Apenas cinco vereadores – Fernanda Garcia (Psol), Iara Bernadi (PT), Francisco França (PT), Ítalo Moreira (PSC) e Péricles Régis (Podemos) – votaram contra matéria protocolada na calada da noite

Fábio Jammal Makhoul (Portal Porque)

Sessão extraordinária convocada às pressas dura quase 11 horas e discute 23 projetos. Foto: Fábio Jammal Makhoul/Portal Porque

Com o apoio dos vereadores, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) criou mais 75 cargos de confiança na Prefeitura de Sorocaba, com salário médio de R$ 12 mil e um custo superior a R$ 10 milhões por ano para os cofres públicos.

Entre os novos cargos, 35 são de livre nomeação do prefeito e só valem durante o mandato de Manga. Esta já é a segunda vez que ele aprova, com facilidade na Câmara, a criação de  cargos na Prefeitura. Ao todo, o prefeito já criou 266 cargos ao longo do seu governo.

A sessão extraordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (27), durou quase 11 horas e foi convocada às pressas pelo presidente do Legislativo e aliado de Manga, Cláudio Sorocaba (PL), no fim da noite de sexta-feira (24).

A oposição reclamou do pouco tempo que teve para estudar o projeto, que acabou aprovado com apenas cinco votos contrários: Fernanda Garcia (Psol), Iara Bernadi (PT), Francisco França (PT), Ítalo Moreira (PSC) e Péricles Régis (Podemos).

Durante as discussões em plenário, Iara Bernardi destacou que o prefeito não apresentou, na justificativa do projeto, nenhuma explicação que mostre a necessidade de se criar esses cargos.

Ela também ressaltou o fato de as vagas de diretor de área, de livre nomeação, serem temporárias e durarem somente até o fim do mandato de Manga. Para Iara, os cargos serão usados pelo prefeito para fazer nomeações políticas.

Fernanda Garcia foi além e disse que Manga vai usar os novos cargos para “lotar a Prefeitura de cabos eleitorais” visando sua reeleição. Ela ainda disse que os vereadores da base aliada também fariam suas nomeações, o que revoltou os apoiadores de Manga. A vereadora do Psol acabou sendo alvo de um pedido de explicações no Conselho de Ética da Câmara. “Essas nomeações vão ser publicadas no Portal da Transparência, vamos ver se eu não tenho razão”, disparou.

Já o líder do Governo Manga na Câmara, João Donizeti (PSDB), defendeu a proposta, alegando que a criação dos cargos visa dar mais eficiência para a Prefeitura.

Questionado por Francisco França sobre o tempo de duração dos cargos de diretor de área, ele então cometeu um ato falho e respondeu que “faz parte do acordo”. A oposição quis saber qual acordo, mas Donizeti desconversou, argumentado que é o prazo previsto para atender o plano de governo.

Além dos cargos, o projeto também cria mais uma secretaria municipal, a de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, e faz uma série de modificações na estrutura do Executivo Municipal.

O projeto retira, por exemplo, o departamento de recolhimento de lixo da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, mas, por um erro na identificação do número do artigo, não indica em que secretaria o setor será abrigado. Mesmo assim, o erro não impediu que os vereadores aprovassem a proposta.

Mais polêmica

Além do aumento de cargos na Prefeitura, a polêmica sessão extraordinária convocada de última hora, na calada da noite, votou mais 22 projetos. Ainda sobre a estrutura administrativa, o prefeito aprovou a reorganização do quadro funcional da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais) e criou mais vagas de engenheiro civil e de técnico de controle administrativo na prefeitura.

Os vereadores também aprovaram o reajuste dos servidores públicos municipais e mais três projetos do programa habitacional Casa Nova Sorocaba, entre outros. O Portal Porque vai detalhar os principais projetos aprovados ao longo desta semana.

Clique aqui e assista as entrevistas das vereadoras Iara Bernardi e Fernanda Garcia

***Matéria atualizada às 22h45 desta segunda-feira (27)

LEIA TAMBÉM:
>> ‘Manga desrespeita Legislativo ao enviar projetos para votação às pressas’, diz Iara

>> Manga convoca vereadores para votarem com urgência a criação de 74 cargos

mais
sobre
cabide de empregos câmara de sorocaba projeto do Executivo SESSÃO EXTRAORDINÁRIA sessão legislativa
LEIA
+