Busca

Câmara aprova, em definitivo, projeto ‘anti-funk’ nas escolas da metrópole

A proposta agora segue para sanção do prefeito, de maneira a se tornar tornar lei municipal

Da Redação

Vereador Nelson Hossri (PSD) sorri com projeto aprovado. Foto: Divulgação

Os vereadores de Campinas aprovaram na noite de segunda-feira (22) o PLO (Projeto de Lei Ordinária) “anti-funk” nas escolas , do vereador Nelson Hossri (PSD). A proposta agora segue para sanção do prefeito, de maneira a se tornar tornar lei municipal.

O PL determina a implementação de um programa junto à rede de educação – pública e privada – de Campinas com objetivo de orientar pais, responsáveis e alunos, bem como capacitar professores, sobre malefícios de músicas com letras que façam apologia ao crime, ao uso de drogas ou que contenham expressão pornográfica ou linguajar obsceno.

Na defesa, Hossri disse que que texto mira diversos gêneros musicais. Na prática, no entanto, ataca um dos gêneros mais populares do país que é o funk.

O Coletivo Dz9, formado por MCs e funkeiros de Campinas, lançou uma carta manifesto contra o projeto. Para se ter uma ideia, o funk e o rap tiveram um salto de 200% na lista de mais ouvidas do Spotify na comparação entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022.

Na carta, o coletivo Dz9 lembra que o funk pode ser “a única opção de vida, porque não encontram na escola o acolhimento que encontram na cultura, seja na música, ou na forma de se vestir”.

mais
sobre
aprovado câmara Campinas funk nelson
LEIA
+