Busca

Oposição perde eleição do Comdema e tenta ‘melar’ pleito na Prefeitura de Campinas

A chapa de oposição não aceitou o resultado e procurou a Prefeitura de Campinas para tentar uma "virada de mesa"

Da Redação

Prefeitura de Campinas, Foto: Divulgação

A eleição do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), ocorrida no dia 24 de abril, está passando por momentos de polêmica. O vencedor Tiago Lira obteve os votos necessários, mas a chapa de oposição não aceitou o resultado e procurou a Prefeitura de Campinas para tentar uma “virada de mesa”.

Segundo explicou Lira, a eleição teve um empate com o outro candidato e o pleito foi decidido com o voto de minerva da antiga presidenta Maria Helena Novaes – o que não é proibido pelo estatuto do Comdema.

“Foi uma eleição bem apertada que terminou empatada e foi desempatada pelo voto de minerva na Maria Helena Novaes, o que em momento algum é proibido pela estatuto do órgão. Mas eles justificam que ela não poderia dar este voto”, explicou.

Normalmente, quem preside a eleição do Comdema é o prefeito Dário Saadi (Republicanos) ou o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes. Como eles não estiveram presente, o pleito foi conduzido pela antiga presidenta.

“O problema não é nem a chapa da oposição recorrer, porque acho que dentro destes processos isso faz parte. Mas eles deveriam buscar outros meios legais e na verdade eles querem que a Prefeitura de Campinas ocupem uma função que não é deles. Não há uma previsão legal para eles participarem”, disse o presidente eleito.

Procurada, a Prefeitura de Campinas informou que só vai se pronunciar após o processo ser analisado. “O Secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, enviou a questão para análise jurídica da Secretaria Municipal de Justiça e a prefeitura vai se pronunciar após a conclusão dessa análise”, afirmou.

A reportagem não conseguiu contato com a chapa de oposição. A matéria será atualizada caso haja um posicionamento.

mais
sobre
Campinas comdema Eleição prefeitura
LEIA
+