Busca

Campanha coleta agasalhos e alimentos para vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar

Até o momento, quase 850 mil pessoas foram impactadas pelas chuvas fortes que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada

Israel Moreira

Ruas da capital Porto Alegre neste fim de semana. Foto: Gustavo Coelho

Na última sexta-feira, dia 3, Campinas começou uma campanha de coleta de alimentos e agasalhos a serem destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A mobilização utilizará a estrutura da Campanha do Agasalho para recolher as doações e contará com um Dia D de Doação em 25 de maio. Até o momento, quase 850 mil pessoas foram impactadas pelas chuvas fortes que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada.

O boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira (6), indica que há 83 mortes confirmadas em 336 municípios do estado. Devido ao mau tempo, 134.331 pessoas tiveram que abandonar suas residências, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 estão vivendo em abrigos.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul ocorreu em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram após a passagem de um ciclone extratropical. Agora, o número total de mortes está significativamente acima do anterior e é considerado pelas autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

Em Campinas, amigos de uma família que reside em Porto Alegre – RS, ficaram preocupados ao tomarem conhecimento, através das redes sociais, do pedido de ajuda para pessoas e instituições do Rio Grande do Sul, como é o caso da campineira Aline Zancheta.

“Ao observar as redes sociais neste fim de semana, me deparei com o pedido de ajuda do Gustavo para auxiliar na escola em que ele trabalha. Nos preocupamos com ele e com seus familiares, e por isso decidimos ajudá-los também”, afirmou Aline.

O Gustavo mencionado por Aline é Gustavo Coelho, professor da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre. Em contato com a reportagem do Portal Porque Campinas, ele comentou sobre os difíceis momentos vividos por ele e por toda a família nos últimos dias.

“Estamos enfrentando mais um dia de profunda dificuldade no estado, nos municípios, com diferentes intensidades. No bairro onde moramos, as escolas, times de futebol, escola de samba, todos estão unidos para ajudar os moradores de outras regiões também, com doações e locais de acomodação temporária”, contou Gustavo.

EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Um dos pontos de coleta na zona norte da capital gaúcha. Foto: Gustavo Coelho

Na EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul, escola municipal no bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre, as doações são recebidas diariamente.

Gustavo, que é professor na instituição de ensino, confirmou que muitos voluntários de diversas regiões do país estão chegando à cidade para auxiliar os demais moradores.

“A escola está aberta e recebendo doações de todas as partes. Em um esforço conjunto, cada um está fazendo o que pode todos os dias, não vamos arredar o pé daqui”, reforçou o professor.

Coleta

Os pontos de coleta em Campinas podem ser conferidos no site https://campinas.sp.gov.br/sites/campanhadoagasalho2024/.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está providenciando caixas para a coleta de alimentos. As instituições interessadas em disponibilizar pontos de coleta devem ligar para (19) 2116-0165 ou (19) 2116-0281.

No dia 25 de maio, um sábado, será realizado o Dia D no Paço Municipal. Durante este dia, equipes da Prefeitura e grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos em um esquema de drive-thru. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social também alerta para a importância de não doar roupas em mau estado de conservação.

 

mais
sobre
Campinas Coleta de Agasalhos Rio Grande do Sul
LEIA
+