Busca

Cervejas usadas por falsificadores de Sorocaba vinham do norte do Paraná

Desde o começo de março foram apreendidas mais de 30 mil garrafas de cervejas adulteradas em Sorocaba e 15 pessoas foram presas

João Maurício da Rosa

Uma das marcas de baixo custo que eram comercializadas sob rótulo de marcas famosas

Segundo investigações, quadrilhas de falsificadores de cerveja de Sorocaba colavam rótulos de marcas famosas sobre garrafas de cervejas de baixo custo adquiridas de indústrias do Paraná. Pelo menos uma das marcas utilizadas foi identificada pela polícia: a Spoller, produzida pela Imbeb (Indústria de Bebidas do Norte do Paraná), de Londrina, que, segundo as apurações, não tem nada a ver com o crime.

“Trocam os rótulos e coberturas das tampas e gargalos. Em algumas situações, as tampas são lixadas para apagar a marca original. O grande problema é que quando você pede uma cerveja no bar já vem aberta ou o garçom abre e fica com a tampa”, explica o delegado Acácio Aparecido Leite, do 8º Distrito Policial, que fica na Avenida Itavuvu, Zona Norte de Sorocaba.

O delegado foi responsável pelos autos de prisão em flagrante de uma das quadrilhas desbaratadas em março passado. Ao todo, 15 pessoas foram presas em flagrante e mais de 30 mil garrafas de cerveja acabaram apreendidas entre o começo de março e a terça-feira (23). Os envolvidos foram denunciados pelo artigo 272 do Código Penal, que descreve o crime de corromper, adulterar ou falsificar produtos alimentícios em geral, como comidas ou bebidas, com teor alcoólico ou não.

Para consolo dos consumidores enganados, a Spoller já foi avaliada pelo site brejas.com.br e considerada melhor do que muitas outras marcas de massa (não artesanais) de sua faixa de preço. “Mais um de nossas tradicionais pilsens brasileiras de massa, aroma de milho e metálico, também possui off flavors (sabor fora do padrão)! Não é de todo ruim, comportou-se melhor que muitas das nossas de massa!”, atestou o avaliador João Leonardo Pires Carvalho Faria.

De acordo com o site da fábrica, a Spoller Pilsen “é produzida sobre (sic) rígido controle de qualidade”, aliando tecnologia com tradição artesanal dos mestres cervejeiros. “Clara, leve e suave, fabricada com matéria-prima, como malte e lúpulo, oriundos das melhores regiões produtoras do mundo. Conta ainda com a mais pura e cristalina água mineral, proveniente do Aquífero das Serras Gerais”, garante.

Diretamente na fábrica é possível adquirir garrafas de 600 ml por R$ 4,00 a unidade. Após a troca dos rótulos pelas marcas famosas, os preços podem chegar a R$ 20,00 em bares das áreas nobres de Sorocaba.

mais
sobre
acácio adulteração ambev bares de sorocaba cervejas elite falsificação imbeb londrina
LEIA
+