Busca

Deputado Balas anuncia pré-candidatura a prefeito após racha com Manga

Motivo do racha seria a recusa de Manga em aceitar as indicações do PL para o cargo de vice-prefeito nas eleições deste ano

Wilma Antunes (Portal Porque)

O clima entre o prefeito Rodrigo Manga, de Sorocaba, e o deputado estadual Danilo Balas não é dos mais amistosos. Foto: Divulgação

O deputado estadual Danilo Balas (PL) anunciou, na sexta (26), em vídeo junto com o presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto, sua pré-candidatura à prefeitura de Sorocaba. Conforme adiantou o Portal Porque (leia mais), a decisão teria ocorrido após um rompimento com o atual prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Segundo especulações de bastidores, o motivo foi a recusa de Manga em ceder a vaga de vice-prefeito a uma pessoa indicada pelo PL. Apesar de tentar contornar a situação oferecendo a posição ao secretário Clayton Lustosa, da Sedu (Secretaria de Educação), filiado ao PL, a tentativa foi mal recebida e teria agravado a situação.

O anúncio da pré-candidatura de Balas vem após uma intensa pressão sobre Manga para aceitar o nome indicado pelo PL. Entre os candidatos sugeridos pela legenda estavam o vice-presidente do diretório municipal, Roberto Freitas, e o empresário Osmar Linares, porém nenhum deles teria sido aceito pelo atual prefeito.

No início deste mês de abril, o PL tentou acelerar o processo por meio de uma nota à imprensa, indicando que o vice de Manga seria de sua escolha. Entretanto, a estratégia não surtiu o efeito desejado. Vale ressaltar que a ex-prefeita Jaqueline Coutinho mudou novamente de partido, agora filiada ao PRD, que pode se aliar ao PL.

Nos bastidores, especula-se que Balas possa contar também com o apoio do PSDB nas eleições deste ano. Essas negociações, especula-se, envolvem a deputada estadual Maria Lúcia e o deputado federal e ex-prefeito Vitor Lippi, que já devem conversar na próxima semana.

>>> Leia também: Manga e Balas travam braço de ferro por poder em Sorocaba

mais
sobre
balas direita eleição 2024 eleições Sorocaba Manga política prefeitura racha Racha na direita
LEIA
+