Busca

Eleitores enfrentam filas para regularizar o título pouco antes de encerrar o prazo

Moradores têm até esta quarta para resolver as pendências com a Justiça Eleitoral ou retirar o primeiro título de eleitor; atendimentos ocorrem na sede do Cartório Eleitoral e no Sorocaba Shopping

Maiara Beatriz (Portal Porque)

Posto de atendimento da Justiça Eleitoral funciona das 9h às 17h, no Shopping Sorocaba, localizado na Vila Trujillo. Foto: Maiara Beatriz/Portal Porque

Quem precisa regularizar o título de eleitor e deixou para a última hora vai enfrentar filas e um tempo de espera de 1h30 a 2h. O prazo se encerra nesta quarta-feira (8). Em Sorocaba, os eleitores podem buscar pelos serviços na sede do Cartório Eleitoral, localizado na Praça da Maçonaria, s/n, Mangal, e também no posto de atendimento da Justiça Eleitoral, no Shopping Sorocaba, na Vila Trujillo. O horário é ampliado, das 9h até as 17h.

O diretor do Cartório Eleitoral, João Lima, explica que apesar da demora nos últimos dias, o eleitor deve enfrentar as filas, pois o prazo é improrrogável. O não cumprimento do dever com a Justiça Eleitoral pode resultar em uma série de restrições.

“O eleitor que está com o título cancelado ou com pendências com a Justiça Eleitoral tem uma série de restrições na sua vida civil: ele não pode participar de concurso público, tirar passaporte, contrair empréstimos em instituições bancárias públicas, fazer matrícula em instituições públicas e também as empresas privadas no rol de documentos para admissão, às vezes pedem quitação eleitoral. Então, olha só quanta restrição tem essa pessoa”, revela.

Segundo o auxiliar da Justiça Eleitoral, Fernando Fonseca, os serviços mais procurados pelos eleitores são alistamento (primeiro título), transferência domiciliar e revisão, que consiste na alteração de dados como nome ou mudança de endereço, por exemplo. Ele conta também que desde o dia 1° de maio os atendimentos têm sido bastante movimentados, com uma média de 250 a 300 pessoas por dia.

A doméstica Maria Edilma, de 52 anos, mora em Sorocaba, no Jardim Santa Bárbara, mas seu título é de Votorantim. Ela procurou o posto de atendimento da Justiça Eleitoral para regularizar o documento. “Eu vim mudar o endereço porque, nos últimos anos, teve eleição que eu não votei. Então, vim ver o que tem que ser feito para ficar tudo certo.”

O mesmo ocorre com o padeiro Ademilson Santos, 58 anos, ele não compareceu ao segundo turno das eleições de 2022. “A maior importância é meu CPF não ser cancelado e ter o direito brasileiro de votar”, conta.

Primeiro Título
Muitos jovens também estão em busca do primeiro título de eleitor. A operadora de máquina, Bianca Pereira Alves Ribeiro, de 19 anos, mora no bairro Vitória Régia e foi tirar a primeira via do documento. Para ela, o voto é uma maneira de garantir direitos e melhorias para a cidade. “Poder votar com segurança, poder colocar um partido bom que ajude o nosso governo a gerar mais estudo e mais creche para as crianças”, conta a eleitora de primeira viagem.

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral para se alistar. De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

É necessário que esses jovens levem um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o RG (Registro Geral) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo. São aceitas também certidão de nascimento ou de casamento. Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

A estudante Melissa de Aconde Ferreira, 17 anos, moradora do Jardim Nova Ipanema, também foi fazer o primeiro título de eleitor. Ela diz que, apesar de deixar para ir ao posto de atendimento no penúltimo dia, não poderia deixar de fazer valer suas convicções políticas.

“Acho muito importante cada um vir tirar seu título de eleitor, pois faz parte de ser cidadão, faz parte do conjunto que é a sociedade. Além do mais, nós vamos escolher quem vai representar as nossas decisões e quem vai tomar a liderança e isso eu acho muito importante. Isso é dever do cidadão”, revela a estudante.

Para João Lima, é importante que os jovens participem desse ato da democracia. “Quero convidar o jovem eleitor e a jovem eleitora a vir tirar o seu primeiro título para que possam participar do fortalecimento da democracia neste ano”, explica ele.

mais
sobre
Cartório Eleitoral Eleição Shopping Sorocaba título de eleitor
LEIA
+