Busca

Vigias de escolas municipais anunciam greve por falta de pagamento

Trabalhadores que atuam como vigias fazendo rondas nas escolas estão com contas atrasadas por falta de salário. Prefeitura e empresa fizeram promessas, mas acordo não foi cumprido

Fernanda Ikedo

Além de salário de julho em atraso, os vigias contratados pela SM Service Terceirizados Ltda., empresa terceirizada pela Prefeitura de Sorocaba para fazer ronda nas escolas da rede básica de ensino, continuam sem depósito do FGTS e outros direitos trabalhistas. A empresa realizou pagamento do salário apenas para parte dos trabalhadores. Os que não receberam anunciaram greve nesta sexta-feira, 29.

Segundo um dos vigias ouvidos pelo PORQUE, o RH da empresa se comprometeu a fazer os pagamentos até a tarde de sexta-feira, 29, para a parte dos funcionários que está sem receber, mas “foi mais uma mentira e descaso”, afirma.

Os vigias alegam falta de transparência por parte da empresa e dificuldade na comunicação com a mesma. “Isso é desrespeito e enrolação”, afirma o trabalhador terceirizado.

Por parte da Prefeitura, o prazo também não foi atendido para a regularização da situação. Os vigias não são representados pelo Sindicato dos Vigilantes, pois estes são profissionais com formação reconhecida. Na época da contratação da SM Service, o sindicato fez denúncia contra a terceirização da forma como foi feita pela Prefeitura.

PROBLEMAS TRABALHISTAS

Vigias ouvidos pelo PORQUE afirmam que a SM Service pertence a um grupo de empresas com histórico de falta de pagamentos de direitos.

De acordo com o auditor-chefe da regional do Ministério em Sorocaba, José Urubatan Carvalho Vieira, foi constatado o atraso no pagamento de 1.279 trabalhadores terceirizados, incluindo as denúncias que chegaram à regional de São Paulo. Desse total, 200 são vigias que trabalham nas escolas.

Mesmo com os problemas de atrasos e falta de pagamentos aos funcionários da SM Service, o Governo Manga renovou, no dia 30 de junho, o contrato da empresa por mais seis meses, num aditivo de mais de R$ 5,7 milhões (leia reportagem do PORQUE aqui).

O contrato, assinado originalmente no dia 28 de junho do ano passado, sem licitação, já havia sido prorrogado em janeiro deste ano, pelo mesmo valor. Consultando o Portal da Transparência da Prefeitura, o PORQUE apurou que, nos últimos doze meses, o Governo Manga já pagou quase R$ 9 milhões para a empresa SM Service System Terceirizados.

SAIBA MAIS

GOVERNO MANGA – MINISTÉRIO DO TRABALHO APLICA NOVE AUTUAÇÕES NA TERCEIRIZADA QUE DÁ CALOTE NOS SALÁRIOS DOS VIGIAS DAS ESCOLAS DE SOROCABA

TERCEIRIZAÇÃO – SALÁRIOS ATRASADOS, CALOTE NOS DIREITOS E CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE TRABALHO SÃO ROTINA PARA OS VIGIAS DAS ESCOLAS DE SOROCABA

mais
sobre
fgts Governo Manga Portal da Transparência da Prefeitura Prefeitura de Sorocaba Sindicato dos Vigilantes sorocaba
LEIA
+