Busca

Paranazinho é excluído da Taça Cidade de Sorocaba e suspenso por um ano

Clube da zona norte sofre o maior baque em 44 anos de história; presidente Zé Mário fala em tráfico de influência política na decisão e estuda recurso

Portal Porque

Lance da partida em que a equipe (uniforme escuro) perdeu do Vila Helena por 3 a 2, disputada no dia 29: agressão que deu origem à exclusão aconteceu nesta data. Foto: Divulgação/Fabrício Oliveira

Por dois votos a um, a Junta Disciplinar Desportiva do Município decidiu pela exclusão do Esporte Clube Paranazinho da Taça Cidade de Sorocaba, a 1ª Divisão do Campeonato de Futebol Varzeano. O despacho foi publicado na noite desta quinta-feira (9).

O documento informa ainda que a agremiação está suspensa por um ano e, assim, neste período, não poderá participar de qualquer competição organizada pelo município. Com isso, o Paranazinho só deverá voltar a disputar campeonatos em 2025 e reiniciar pela Taça Manchester, a 4ª Divisão.

O presidente do time, José Mário da Silva, disse que recebeu a decisão com muita surpresa. “Tudo indicava que a gente iria perder alguns pontos e apenas cair de divisão, da Taça Cidade para a Tropeiros, mas infelizmente, mais uma vez, houve tráfico de influência e a decisão da comissão julgadora foi política”, acusa.

Ainda segundo Zé Mário, uma reunião de última hora na Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida teria mudado o rumo da decisão. “Estamos em busca de provas concretas dessa reunião para ver o rumo que o clube pode tomar. Se vamos recorrer da decisão na própria Junta Disciplinar do Município ou na Justiça Comum”, adianta.

Para ele, outros acontecimentos na Taça Cidade deste ano – o não julgamento do caso de agressão em jogo do Maria Eugênia, citado em súmula, e a entrega de pontos do mesmo Maria Eugênia para o Dálmatas – macularam a reputação do campeonato “que nunca foi muito boa, mas que neste ano, infelizmente, decisões políticas tomaram conta da Secretaria [se referindo à Secretaria de Esportes]”.

Entenda o caso

O Paranazinho foi julgado na noite de quarta-feira (8), com base no artigo 69-A da Lei 8.474/08, porque um torcedor do clube deu um soco na boca do juiz Marcelinho Macaxeira, após a partida realizada no dia 29, no Estádio Euzébio Moreno, o campo do Barcelona.

Na ocasião, o Paranazinho foi derrotado pelo Vila Helena por 3 a 2. O árbitro, quando deixava o campo, mesmo escoltado por guardas municipais, foi agredido por Gabriel Henrique Oliveira Salinas, que vestia a camiseta do clube.

Depois de alguns xingamentos, Gabriel acertou um soco na boca de Marcelinho Macaxeira. Quando os guardas tentaram intervir, a agressão já havia sido consumada. O caso foi relatado em súmula, julgado e a decisão divulgada nesta quinta-feira (9).

LEIA TAMBÉM:
>> Torcedor do Paranazinho agride árbitro e time corre risco de exclusão; veja o vídeo

 

mais
sobre
futebol varzeano em Sorocaba Junta Disciplinar Desportiva Paranazinho Taça Cidade de Sorocaba
LEIA
+