Busca

Prefeitura cria comissão de obra depois de os próprios skatistas reformarem pista

A comunidade do Éden, onde fica a pista, parabenizou o trabalho feito pelos skatistas com as próprias mãos e criticou os políticos

Marcel Stefano (Portal Porque)

Depois de lixar e arrumar as falhas na estrutura, os skatistas pintaram a pista. Foto: Reprodução

Quatro dias após um grupo de skatistas postar nas redes sociais que havia reformado com as próprias mãos uma pista de skate na região do Éden, usando material doado pelo comércio, a Prefeitura de Sorocaba resolveu se mover: publicou uma portaria criando uma comissão que vai trabalhar na reforma e ampliação da pista.

A Portaria 19/2024 saiu publicada na quinta-feira, 2, no espaço das informações do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), na página 4 do jornal Município de Sorocaba. Pela portaria, a secretária de Administração, Luciana Mendes da Fonseca, cria “a Equipe de Planejamento da Contratação da prestação de Serviço de Ampliação e Reforma da Pista de Skate no bairro do Éden.”

A portaria nomeia três servidoras: duas da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida e outra da Secretaria de Administração para compor a equipe de trabalho. Determina também  que a equipe realize “todas as atividades das etapas do Planejamento da Contratação, além de acompanhar e apoiar a fase de seleção do fornecedor, quando solicitado pelas áreas responsáveis”. Por fim, o artigo 4º da portaria publicado no Centro de Aceleração,  estabelece um prazo de cinco dias para que a Equipe conclua o Estudo Técnico Preliminar.

Publicação
Quatro dias antes da Prefeitura criar a Equipe, os skatistas já tinha colocado a mão na massa. O trabalho deles foi publicado e elogiado pelo canal do Facebook TemNoÉden. A postagem informou que “um grupo de skatistas do Éden reformou, por conta própria, a praça de skate localizada no Boa Esperança.

Com lixas, esmerilhadeira, cimento, desempenadeira, colher de pedreiro, tinta e rolo de pintura, o grupo fez a manutenção necessária para que a pista aguente pelos próximos meses o impacto dos “carrinhos”, como são chamados os skates. 

O skatista Diego Ribeiro Santos informou que a pintura e a manutenção de vários pontos danificados foram realizadas, que todo o trabalho foi voluntário, com a mão de obra feita pelos próprios skatistas. A tinta utilizada na reforma foi doada por empresas do bairro. Segundo ele, oito pessoas participaram diretamente da pintura e reforma e outras quinze, indiretamente.

Ao Portal Porque, Diego disse que é o quarto ano consecutivo que os skatistas fazem isso. Ao longo do dia, enquanto arrumavam os estragos na pista, os skatistas fizeram um churrasco ali mesmo. A reforma durou  o dia todo.

Comunidade criticou a Prefeitura
Mais de 500 pessoas da comunidade do Éden curtiram a postagem e mais de 70 comentaram. Muitas parabenizaram os skatistas pelo trabalho feito, mas houve também quem criticasse a falta de ação da Prefeitura e dos políticos. “Se esperar pela Prefeitura estamos lascados”, disse Taty Reis. Kilvia Martins disse “se eu fosse um dos políticos eu teria vergonha.”

A internauta Andréa Oliveira, por sua vez, mandou um recado aos políticos: “Sigam o exemplo dos rapazes, mão na massa sem enrolação.” Marcos Roberto Thais Priscila emendou: “Isso é um tapa na cara desses vereadores que só aparecem de 4 em 4 anos”. Outro munícipe, Adriano Tirado, marcou o perfil do prefeito Rodrigo Manga em sua manifestação e disparou: “que tapa na cara dos políticos”. 

mais
sobre
Atraso Éden esporte reforma skate
LEIA
+