Busca

Podcasts são utilizados como ferramentas eleitorais na região de Sorocaba

Programa 'Podfogo' é apresentado por secretários de Manga e funcionou na sede do Republicanos; outros podcasts também abordam a política regional

Wilma Antunes (Portal Porque)

Podcasts antecipam campanha eleitoral em sua programação. Arte: Portal Porque

Em meio à efervescência eleitoral, políticos têm encontrado nos podcasts um palco alternativo para tentar conquistar votos. Pelo menos 11 podcasts na região de Sorocaba já abriram suas portas para pré-candidatos. Inclusive, um desses programas é liderado por pessoas de confiança do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e funcionava dentro do diretório municipal da legenda que o elegeu até mês passado.

O “Podfogo”, apresentado pelos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Serim) e Lucas Pedrozo (Secom), aparentemente serve como uma vitrine de interesses partidários. Isso porque o programa foi transmitido, por um bom tempo, de um estúdio montado dentro do Republicanos e já recebeu diversos pré-candidatos pela sigla, como o irmão de Manga, Weber Maganhato, que deve disputar a cadeira do Executivo de Votorantim neste ano.

Entre os convidados que já participaram do Podfogo estão o vereador Péricles Régis (Agir) e os pré-candidatos ao Legislativo Hudson Pessini (MDB), Anselmo Bastos (Republicanos), e Rafael Moraes/Asyla Freitas (PSB).

Curiosamente (ou não) o programa conta com apoio da AP (Agência Política), empresa de marketing que já trabalhou para Manga, para os vereadores Vinícius Aith (Republicanos) e Dylan Dantas (PL) e de Aysla Freitas. No entanto, a agência destacou que não mantém contratos atuais com prefeito e nem com Dylan.

A empresa, embora negue, tem-se aproveitado das redes sociais para divulgar pesquisas eleitorais, em clara tentativa de sondar a opinião pública sobre possíveis candidatos a vice na chapa de Manga para as próximas eleições. A lista de nomes cogitados inclui o atual vice, Fernando Martins da Costa Neto (PSD); o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PSD); e a comentarista política da Jovem Pan, Thaís Romão.

Cabe destacar que as pesquisas de opinião pública que são publicadas devem ser registradas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação. O registro deve apresentar informações sobre quem contratou a pesquisa e quem pagou, o valor e a origem dos recursos, a metodologia utilizada e o período de realização do levantamento.

Agência Política, empresa de marketing responsável por gerenciar a imagem de diversos pré-candidatos em Sorocaba, divulga pesquisa eleitoral nas redes sociais. Foto: Reprodução

Fenômeno que ‘fura bolhas’ 
A ascensão dos podcasts no Brasil é inegável. Segundo a Deezer, o número de novos ouvintes cresceu 24% em 2021, enquanto os streams aumentaram 32%. O Spotify não fica atrás, lançando 100 originais e exclusivos no mesmo ano e investindo U$ 900 milhões em tecnologia e produção.

O presidente Lula (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) são exemplos de líderes que mergulharam nesse universo, participando de programas como Podpah, Flow e Inteligência Ltda.

Em Sorocaba, os mais atentos buscam participar desses programas como estratégia para ampliar seu alcance e atrair eleitores fora de suas bolhas ideológicas. Alguns, por outro lado, adotam uma perspectiva específica e se comunicam exclusivamente com seu público-alvo.

Capivara falante
Com apresentação de André Tolentino, Priscila Leal e Leandro Marchette, o podcast “Capivara Falante” já recebeu convidados como os vereadores Fernanda Garcia (Psol) e Fernando Dini (PP), além dos ex-prefeitos Paulo Mendes (União Brasil), José Caldini Crespo e Vitor Lippi (PSDB), este último deputado federal.

Além da política, o quadro também explora outros temas relevantes, especialmente a cultura da cidade. Entre os convidados que já passaram pelo programa estão o ator sorocabano Paulo Betti, diversos escritores, produtores culturais e músicos.

Quiz D+ Podcast
O “Quiz D+”, programa que já foi sucesso nas manhãs de domingo na TV Sorocaba, se transformou no ‘Quiz D+ Podcast’. Apresentado por Gustavo Pacces e Chucky Paz, o programa já recebeu o prefeito Manga, o ex-prefeito José Crespo, os vereadores Fábio Simoa e Caio Oliveira (ambos do Republicanos), e o vice-governador Felício Ramuth (PSD).

Podcastelá
Apresentado pela pré-candidata a vereadora Tuka Pimenta (PL), o “Podcastelá” segue uma linha semelhante ao “Podfogo”. Tuka convida para o programa personalidades que compartilham uma linha ideológica semelhante à sua. Entre os convidados estão o empresário Osmar Linares (PL), o vereador afastado Thiago Schiming (PL), de Votorantim, e o vereador Caio Oliveira (Republicanos), de Sorocaba. Além de figuras políticas, o programa também abre espaço para artistas, atletas e empresários.

Ruivocast
O “Ruivocast”, apresentado por Alex Ruivo, segue uma linha semelhante ao “Podcastelá”, mas com abordagem mais diversificada. O programa já acolheu uma variedade de convidados, incluindo empresários, profissionais da saúde e da construção civil. Além disso, também já recebeu figuras políticas, como o vereador de Sorocaba Dylan Dantas.

ZCast
O “ZCast”, produzido pelo Grupo Z – também responsável pelo ZNorte – é apresentado por Ângela Alves. O programa é conhecido por receber políticos entre seus convidados. Personalidades como a vereadora Iara Bernardi (PT), a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e a primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, já participaram do programa.

Outros programas 
Há uma extensa lista de podcasts que se dedicam a entrevistar políticos. Além dos programas mencionados anteriormente, existem outros com uma abordagem semelhante. Entre eles estão o “DaCapo”, apresentado por Hewerton de Mattos; o “Política Easy”, conduzido por Jeizon Felipe e Luiz Rossini; o “MPA Podcast”, comandado por Mychel Andrade; o “BrowGcast”, apresentado pelo Gigante do Brasil; e o “Podcast Laude Kampos”.

Entrevista de ‘mentirinha’
E para aqueles que não conseguem espaço, a solução é fabricar a própria visibilidade alugando estúdios de podcasts para gravar entrevistas com eles mesmos, cujos cortes são publicados nas redes sociais. O pré-candidato Weber Maganhato, aparentemente, adotou a estratégia de encenar o próprio show. Em seu Instagram, há uma série de vídeos em um estúdio de podcast, mas não há entrevista.

O vereador Rogério Lima (Republicanos), de Votorantim, gostou da ideia e fez igual. Ele fez publicou live no antigo cenário do “Podfogo”, sem entrevistador, para declarar apoio a Weber. Em troca, recebeu, ao vivo, o apoio do secretário Luiz Henrique Galvão para tentar sua reeleição.

O espaço no Portal Porque segue aberto caso os responsáveis pelos podcasts mencionados na reportagem queiram se manifestar.

mais
sobre
eleição 2024 entrevista internet Manga podcast política sorocaba
LEIA
+