Busca

Cícero João e Salatiel Hergesel batem boca durante sessão na Câmara de Sorocaba

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ana Melo, também entrou na confusão e tirou satisfação com o vereador

Wilma Antunes (Portal Porque)

Cícero João e Salatiel Hergesel discutem durante sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Foto: Wilma Antunes/Portal Porque

No desfecho da sessão ordinária desta quinta-feira (4) na Câmara Municipal de Sorocaba, os vereadores Cícero João (Agir) e Salatiel Hergesel (PSB) foram os protagonistas de um acalorado debate, em decorrência de uma transmissão ao vivo realizada por Hergesel na última segunda-feira (1º), no Dia da Mentira.

Durante seu tempo na tribuna, Cícero não poupou críticas à live de Hergesel, aproveitando para alfinetar o colega, sugerindo que ele deveria atualizar seu currículo e procurar emprego, insinuando que outro candidato que representa o funcionalismo público estaria surgindo para as próximas eleições.

Na transmissão em questão, Salatiel dirigiu críticas à vereadora Iara Bernardi (PT), a acusando de apoiar a chapa 1 nas eleições da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) e proferiu falas carregadas de ressentimentos em relação ao Portal Porque, após uma reportagem que o incomodou por ter sido citado chamando a direção da Funserv de “porcaria”. Nos comentários da live, Cícero também não poupou críticas à postura de Hergesel, destacando sua dependência do apoio de outros parlamentares para aprovar projetos.

Durante esta semana, Hergesel optou por participar das sessões de forma virtual, ainda dentro do prédio legislativo, porém recluso em seu gabinete. Antes disso, na terça-feira (2), Iara também havia mencionado a ausência de Hergesel nas sessões, ironizando suas promessas de revelações bombásticas na live como sendo apenas “biribinhas”.

A ausência do parlamentar no plenário, virou uma munição para o Cícero, que criticou a postura evasiva do colega em seu discurso na tribuna. 

“Ele [Hergesel] precisa comparecer a esta casa como vereador, não como sindicalista. Ele precisa ser mais assertivo no que diz e não fazer lives para falar bobagens. Tentou chamar a atenção da população, mas não obteve audiência. Seria bom ele começar a enviar currículos para o sindicato. A política não tolera covardes. Ele não tem coragem. Acredito que na próxima legislatura teremos alguém que realmente represente os funcionários públicos. Quantos projetos ele apoiou do governo e quantos foram aprovados em benefício da população?”, questionou Cícero.

Bastou isso para que Hergesel desse as caras no plenário, onde ele cumprimentou todos na mesa diretora, exceto Cícero. Ele ainda usou a tribuna para rebater, insinuando que Cícero estava envolvido em esquemas de corrupção em seu gabinete. Ele também mencionou novamente o suposto apoio de Iara e Cícero à chapa 1 nas eleições da Funserv. Enquanto falava, Ana Melo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, esbravejava na galeria, chamando Cícero de “vereadorzinho”, além de afirmar que ganhava mais do que ele.

Após o término da sessão, Ana confrontou Cícero nos corredores do Legislativo, com dois seguranças da Casa acompanhando o vereador, o que levou Ana a questionar o motivo de os servidores estarem o escoltando.

“O patrão quer ser presidente do sindicato? O senhor ficou com medo. Olha, gente, ele tá saindo com segurança. O Salatiel é covarde? O senhor precisa de segurança. Aí o Salatiel que é covarde. Eu não ganho dinheiro do sindicato porque eu sou professora concursada. Eu tenho dois cargos”, disse Ana.

mais
sobre
briga câmara cícero Salatiel sindicato sorocaba
LEIA
+