Busca

Socorrista dá dicas de como se comportar quando vir uma ambulância no trânsito

Se ela está atrás de você, com as luzes e sirenes ligadas, o melhor é reduzir a velocidade e ir para a direita, para deixar o veículo de resgate passar

Fabiana Blazeck Sorrilha (Portal Porque)

Quando a sirene está ligada, além das luzes intermitentes acesas, significa que o carro de resgate está com um paciente mais grave, automaticamente indicando que os carros devem dar passagem às ambulâncias. Foto: Divulgação

Como você se comporta quando olha pelo retrovisor do seu veículo e vê uma ambulância ou resgate chegando, de giroflex e sirene ligados? A maioria dos condutores fica perdido e não consegue pensar rápido o suficiente para dar passagem àquela urgência. O Maio Amarelo, movimento mundial de caráter preventivo e educativo para uma mobilidade mais segura, coloca em pauta esses temas, visando uma forma mais humana de fazer os deslocamentos. Aí a necessidade de as pessoas saberem como agir.

Junior Baldoíno, que já trabalhou como condutor socorrista e que hoje coordena uma empresa de atendimento à saúde, explica que as ambulâncias sempre trafegam com as luzes intermitentes acesas para indicar sua natureza de veículo de emergência e para alertar outros motoristas sobre sua presença, ajudando também na segurança das equipes, formada por condutor, enfermagem, médico, além da segurança do próprio paciente transportado, sinalizando a outros motoristas para terem cuidado ao se aproximarem.

Quando a sirene está ligada, além das luzes intermitentes acesas, significa que o carro de resgate está com um paciente mais grave, automaticamente indicando que os carros devem dar passagem às ambulâncias. “Elas avisam a todos que a ambulância está em uma emergência e precisa passar rápido, ajudando também a reduzir o tempo de resposta para chegar ao local da emergência”, explica Junior.

Estou confuso, e agora?
De acordo com o socorrista, a recomendação é que os outros condutores reduzam a velocidade para que possam dar passagem a ambulância, mudando sempre para a faixa à direita para abrir espaço. “Se estiver em uma rua de sentido único, encoste no lado direito da via ou em um local seguro. Mantenha a calma sempre ao perceber a presença de uma ambulância, isso ajuda a tomar decisões seguras e rápidas”, orienta.

Outro comportamento que deve ser adotado por motoristas e motociclistas é deixar de lado a curiosidade quando há uma ambulância socorrendo alguém. “Evite se aproximar demais por curiosidade, pois, isso pode prejudicar o trabalho da equipe. Também é muito importante seguir todas a orientações da equipe de resgate ou agentes de trânsito, isso ajudará a manter a segurança de todos durante a operação”, finaliza Junior.

mais
sobre
Ambulâncias Maio Amarelo mobilidade urbana trânsito seguro
LEIA
+