Busca

Sorocabanos apresentam livros na programação ‘O FestA! – Festival de Aprender’

Feira de publicações independentes e impressos artesanais será no sábado e domingo, das 10h30 às 18h30, no Sesc Sorocaba; no entanto, diversas atividades já vêm sendo realizadas

Portal Porque

Exposição tem o objetivo de apresentar publicações independentes e impressos artesanais de pequenas editoras, escritores e artistas locais. Foto: Divulgação/ Matheus Urenha/Sesc

Diversos autores de Sorocaba vão participar, neste fim de semana, da “Feira de publicações independentes e impressos artesanais”, que será realizada dentro da programação de “O FestA! – Festival de Aprender”, no Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

A exposição, prevista para este sábado (15) e domingo (16), das 10h30 às 18h30, tem o objetivo de apresentar ao público publicações independentes e impressos artesanais de pequenas editoras, escritores e artistas de Sorocaba e da região, promovendo, assim, o acesso às produções experimentais e autorais.

A Companhia no Caminho do Sol será uma das presenças da feira. Responsável pela Cia., o autor sorocabano Manoel Francisco Filho vai levar diversas publicações para o evento, como as edições 42 e 43 da “Antologia Cadernos Negros”, da Editora Quilombohoje, e “A Sociedade das Formigas”, da Editora Publisher.

Manoel vai apresentar também o livro recém-lançado “A Minha Pele Preta”, da Editoria A Arte da Palavra, que reúne contos e poesias de diversos autores negros de todo Brasil, além de dois escritores de Moçambique. Segundo o autor sorocabano, organizador do projeto, “a obra tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre as experiências de corpos negros em diferentes territorialidades”.

Além do próprio Manoel Francisco Filho, o livro conta com escritos do poeta Alex Zok; da contadora de história Daniela Andrade; do cantor e compositor Claudio Silva e do poeta e MC Preto Loko (Melquiasedeque).

Jornalistas do Porque

Dois jornalistas do Portal Porque também estarão na feira. Fernanda Ikedo, por exemplo, vai apresentar a obra “Heroínas desta História – mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura”, da Autêntica Editora, no qual ela escreve o perfil de Egle Vannucchi Leme. Já Jônatas Rosa apresenta o seu primeiro livro de poesia, que leva o título “Da solidão, amor e outras coisas”, publicado pela Editora Toma Aí Um Poema.

Os escritores Abner Laurindo, Ana Cristina e Will Braga também participaram do evento, junto do artista plástico Jefferson Trocato, com a obra Nagô em papelão. A feira terá ainda a exposição do acervo da Biblioteca Comunitária Milton Expedito, do Parque das Laranjeiras, bairro da zona norte de Sorocaba.

Como participar?

As atividades são sempre gratuitas e as informações sobre participação podem ser conferidas diretamente na página do Sesc na internet ou em perfis das unidades nas redes sociais. Há atividades com participação livre ou distribuição de senha/ingresso na Central de Atendimento, com 30 minutos ou uma hora de antecedência.

A programação completa de Sorocaba

“O FestA! – Festival de Aprender” terá diversas atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras.

Esta é a sexta edição do festival que reúne atividades voltadas às artes visuais e tecnologias e que busca celebrar os processos de aprendizado e experimentação. A programação é gratuita, livre para todos os públicos e pode ser acessada em sescsp.org.br/festa.

• Livro de artistas – até esta quinta-feira (13), das 19h às 21h
– O objetivo é discutir e explorar o conceito de livros de artistas como obras de arte.
Inscrições on-line.
A partir de 16 anos.

• Publicação cartonera – nesta quinta (13) e sexta-feira (14), das 15h às 17h
– Nesta oficina, o coletivo apresenta o seu processo de elaboração, a publicação e os métodos para confeccionar um livro de forma artesanal com capa de papelão e técnicas de encadernação.
Inscrições on-line.
A partir de 16 anos.

• Clube de escrita – Procedimentos & Processos Criativo – nesta sexta-feira (14), das 18h30 às 21h30
– Encontro em que os participantes podem pensar a escrita como um estado contínuo de criação, uma forma de existência para além do ato de vestir com linguagem o texto ou o livro que desejam escrever.
Inscrições on-line.
A partir de 16 anos.

• Troco um causo por um conto – neste sábado (15), das 12h às 15h
– O escritor Daniel Viana propõe uma troca poética com o público, ouvindo depoimentos das pessoas e transformando-os instantaneamente em contos ou poesias datilografadas em guardanapos coloridos. O resultado criativo, inspirado no causo contado, é oferecido ao contador da história. É uma oportunidade para o público relatar momentos da vida, permitindo que o poeta os transforme em poesias.
Todas as idades.

• Bate-papo com Aline Bei – neste sábado (15), das 16h às 18h
– Premiada escritora, autora de “O peso do pássaro morto” e “Pequena coreografia do adeus”. Neste bate-papo, a autora apresenta os caminhos de seu processo criativo, que percorre inspirações e referências das mais variadas fontes, linguagens e suportes artísticos.
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento.
A partir de 16 anos.

• Vivência para toda a família: enciclopédia de saberes locais – neste sábado (15) e domingo (16), das 10h30 às 12h
– Por meio de diálogos com as artistas, os participantes são convidados a escrever e desenhar sobre temas que consideram relevantes e desejam registrar e compartilhar, criando páginas que compõem livros colaborativos. Este projeto tem como objetivo compilar e organizar o conhecimento de diversas pessoas sobre sua região, comunidade ou cidade, abrangendo histórias pessoais, relatos transmitidos por gerações, aspectos culturais, saberes ancestrais ou qualquer outro conhecimento que venha através de sua experiência de vida.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
De 6 a 12 anos.

• Monotipia botânica e encadernação – Neste sábado (15) e domingo (16), das 10h30 às 13h30
– Nesta oficina, a técnica da monotipia botânica é utilizada pelos participantes para imprimir o desenho de plantas diversas em papel de alta gramatura. Em seguida, esse papel será utilizado como capa para a criação de um caderno flexível de tamanho A5, com uma costura simples.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
A partir de 12 anos.

• Mokulito – neste sábado (15) e domingo (16), das 10h30 às 13h30
– A oficina apresenta a técnica Mokulito, desenvolvida no Japão pelo Professor Seishi Ozaku nos anos 80, cujos procedimentos de gravação e impressão são assemelhados ao da litogravura, mas utiliza uma prancha de madeira compensada para matriz, ao invés de pedra.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento no primeiro dia da atividade.
A partir de 16 anos.

• Introdução à xilogravura – neste sábado (15) e domingo (16), das 14h30 às 17h30
– A proposta desta oficina é fornecer uma introdução às noções básicas da técnica de xilogravura. As etapas abordarão a compreensão da imagem positiva-negativa e invertida, a exploração das características e usos específicos de cada goiva para entalhar a superfície, culminando no momento final de entintagem da matriz e impressão no papel por meio de uma prensa.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento, no primeiro dia da atividade.
A partir de 12 anos.

• Encadernação – neste sábado (15) e domingo (16), das 15h às 17h
– A oficina terá como foco a aplicação das técnicas de encadernação desenvolvidas por Hide Kyle e outros encadernadores contemporâneos.
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento no primeiro dia da atividade.
A partir de 12 anos.

Oficinas de experimentações gráficas

Também estão previstas oficinas de experimentações gráficas, um espaço aberto para experimentações de diversas técnicas de artes gráficas. Confira as atividades:

• Monotipia para crianças – nesta quinta-feira (13), das 16h às 18h
– A monotipia é uma técnica de impressão que oferece diversas possibilidades. Nesta oficina, especialmente pensada para crianças, são utilizadas papel sobre uma fina camada de tinta gráfica. Ao desenhar e pressionar o lápis sobre o papel, a tinta é transferida, resultando em uma imagem com características plásticas únicas.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Livre.

• Zines de passagem – nesta sexta (14), das 16h às 18h; sábado (15) e domingo (16), das 15h às 17h
– A proposta desta oficina é estimular a criação de publicações independentes, oferecendo aos participantes a liberdade de criar e, acima de tudo, expressar-se por meio dos zines. É só chegar e começar a produzir. Ao final da atividade, todos sairão com sua criação em mãos, prontos para compartilhar.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Livre.

• Cuspindo histórias em quadrinhos – neste sábado (15) e domingo (16), das 10h30 às 12h30
– Os participantes são convidados a criar um quadrinho simples, recebendo orientações e técnicas básicas para a construção narrativa e gráfica dos quadrinhos.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Livre.

• Desenho livre – neste sábado (15) e domingo (16), das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30
– Espaço destinado à experimentação de uma variedade de materiais para a prática do desenho livre. Aqui, os participantes podem explorar e testar diferentes ferramentas e recursos para expressar sua criatividade por meio do desenho.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Livre.

• Cuspideira de tiras HQ – neste sábado (15) e domingo (16), das 14h30 às 17h30
– A cuspideira é uma engenhoca peculiar no universo dos quadrinhos. Trata-se de uma máquina lúdica que distribui tiras de quadrinhos em branco, com o intuito de despertar a curiosidade e criatividade do público. Seu mecanismo visível revela o trajeto do papel até o momento em que a tira é cortada.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Livre.

Manoel Francisco Filho vai levar diversas publicações ao evento, como as edições 42 e 43 da ‘Antologia Cadernos Negros’ e a ‘A Sociedade das Formigas’. Foto: Divulgação

mais
sobre
autores sorocabano feira de livros Literatura livros sesc sorocaba
LEIA
+