Busca

Antiga fábrica de chapéus de Sorocaba é tema de artigo

Texto publicado em livro é do professor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, que discorre sobre a antiga fábrica Souza Pereira

Fabiana Blazeck Sorrilha (Portal Porque)

Fachada da antiga Fábrica de Chapéus Souza Pereira fica em frente à Praça do Canhão, lugar que marcou a história dos trabalhadores sorocabanos. Foto: LEMHMT/UFRJ

Está em fase de pré-venda pela Editora Alameda o livro “Lugares de Memória dos Trabalhadores”. A obra é lançada pelo Laboratório de Estudos de História do Mundo do Trabalho da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com a Fundação Perseu Abramo e apoio do Programa de Pós-Graduação da mesma universidade. Entre os artigos publicados está o do professor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, que discorre sobre a fachada da antiga Fábrica de Chapéus Souza Pereira, de Sorocaba.

O livro é organizado por Paulo Fontes, professor do Instituto de História da UFRJ, e reúne cem artigos curtos escritos por estudiosos do mundo do trabalhadores, com suas experiências e visões de lugares da cidade e do campo.

Muitos desses locais não existem mais, outros estão esquecidos, pouquíssimos são celebrados. Na batalha de memórias, os mundos do trabalho e seus lugares também são negligenciados. Baseado na série de mesmo nome do portal lehmt.org, o livro dá visibilidade para essa Geografia Social, ao estimular uma reflexão sobre os espaços e como sua história e memória são tratadas.

“A fachada de Fábrica de Chapéus é um caso interessante de lugar de memória oculto, um marco que ainda existe na paisagem, mas que tem a sua memória ocultada por obstáculos físicos ou pela falta de referências (por exemplo, uma placa indicativa). Se, de um lado, é uma reminiscência do poder da burguesia local da “Manchester Paulista”, por outro, ela também representa a existência e a resistência da classe trabalhadora, a principal responsável pelo crescimento industrial de Sorocaba. A fachada da Fábrica de Chapéus Souza Pereira nos remete a uma outra memória que se contrapõe àquela produzida pelos grupos detentores do poder”, explica Carlos Cavalheiro em seu artigo.

O livro está em fase de pré-venda disponível pelo site da Editora Alameda ou pelo email [email protected].

mais
sobre
Antiga Fábrica de Chapéus Carlos Cavalheiro cultura história de sorocaba UFRJ
LEIA
+