Busca

Sorocabanos prejudicados pelas chuvas já podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS

Valor é de até R$ 6.220, mas para ter direito ao auxílio Prefeitura deve informar à Caixa os danos sofridos pelos munícipes, incluindo o endereço das casas atingidas

Paulo Andrade (Portal Porque)

Para pedir a liberação do dinheiro, é necessário realizar o download do app (aplicativo) do FGTS, inserir as informações de cadastro, escolher a opção “meus saques” e selecionar “outras situações de saque”; “calamidade pública” e indicar a cidade. Foto: Divulgação

Trabalhadores de Sorocaba que têm saldo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e que tiveram as casas danificadas pelas fortes chuvas deste ano já podem se informar sobre o direito de sacar até R$ 6.220. O acesso ao benefício, que se chama Saque Calamidade, foi liberado nesta quarta-feira (15).

No entanto, a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, confirmou que, para o cidadão ter direito ao saque, a Prefeitura deve ter enviado as documentações completas à instituição, incluindo bairros, ruas e números das casas atingidas.

“Cabe à Prefeitura nos passar essas informações”, reforça o atendente Cristiano.

No dia 2 deste mês, o Portal Porque publicou reportagem sobre a demora da Prefeitura de Sorocaba em encaminhar a documentação necessária à Caixa. Para ler esta matéria na íntegra, basta clicar aqui.

Para saber se tem direito ao saque e – se tiver – pedir a liberação do dinheiro, é necessário realizar o download do app (aplicativo) do FGTS, inserir as informações de cadastro, escolher a opção “meus saques” e selecionar “outras situações de saque”; “calamidade pública” e indicar a cidade.

O aplicativo é gratuito, está disponível para Android e IOS, e pode ser baixado nas lojas de apps ou na página www.fgts.caixa.gov.br. Também é possível obter informações individuais sobre o direito ao saque pelo telefone 0800 762 0207. Mais uma opção é comparecer pessoalmente a uma agência do banco.

Feito o cadastro, será necessário encaminhar os seguintes documentos (mesmo que o pedido seja via app):

• Foto de documento de identidade, carteira de habilitação ou passaporte;
• comprovante de residência em nome do solicitante, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Na sequência, deve-se selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco, e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Nova promessa do Manga

Quanto ao projeto de indenização de até dez salários mínimos prometido pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na semana passada, em mais uma live, ele sequer chegou até a Câmara de Vereadores. Pelo menos esta foi a informação conseguida pelo Porque até as 16h desta quarta-feira (15).

Segundo duas assessorias parlamentares, a proposta não consta na ordem do dia a ser debatida pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (16). “Os PLs (projetos de lei) da Prefeitura não vieram para esta Casa ainda. Provavelmente devam chegar semana que vem e irem para extraordinária”, diz um assessor que prefere manter a identidade em sigilo.

mais
sobre
caixa econônomica chuvas fgts fundo de garantia Lula Manga saque calamidade
LEIA
+