Busca

Sorocaba tem mais de 10 mil casos confirmados e 14 mortes suspeitas de dengue

Quatro óbitos já foram confirmados pela Secretaria de Saúde; cidade contabiliza mais de 24,3 mil casos suspeitos da doença

Portal Porque

Em apenas uma semana, entre 18 e 22 de abril, mais de 2 mil novos casos foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica. Foto: Fiocruz/Agência Brasil

Sorocaba contabiliza, desde o início do ano, 14 mortes suspeitas de dengue e mais de 10 mil casos confirmados da doença. No total, a cidade já confirmou quatro óbitos em decorrência da enfermidade.

Dados divulgados pela TV TEM nesta segunda-feira (22), apontam que foram confirmados 10.275 casos nesses primeiros quatro meses do ano. Até quinta-feira da semana passada (18), segundo dados do 15º Boletim Epidemiológico Municipal, a cidade tinha registrado 24.391 casos suspeitos, com taxa de confirmação de 33,6% dos suspeitos.

Em apenas cinco dias, entre a quinta (18) e esta segunda (22), 2.069 novos casos foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica de Sorocaba. Os números registrados até o momento superam os contabilizados no ano passado, quando a cidade teve 4.618 casos confirmados, 25.162 suspeitos e três mortes em decorrência da dengue.

Os bairros com maior ocorrência de casos atualmente são: Júlio de Mesquita, Jardim São Paulo, Nova Manchester, Hortência, Barcelona, Vila Jardini, São Bento, Jardim Santa Bárbara, Vitória Régia, Nova Sorocaba, Jardim Montreal, Éden, Maria Antônia Prado, Laranjeiras, Jardim São Marcos, Parque Manchester e Vila Santa Rita.

Atendimento
Com o aumento significativo de casos a cada semana, a Prefeitura de Sorocaba mudou o atendimento. Desde o início do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Vila Fiori, Vila Hortência e Jardim Simus funcionam como sentinela para atendimento de casos de dengue, das 8h às 18h.

O atendimento para pacientes do grupo A (com sintomas de dengue, sem sinais de alarme e comorbidades) continua sendo realizado nas 33 UBSs da cidade das 8h às 16h. As três unidades sentinelas priorizam o atendimento aos pacientes classificados como grupo B (com comorbidades e manchas vermelhas/prova do laço positivo).

mais
sobre
Casos de dengue dengue morte por dengue Prefeitura de Sorocaba saúde sorocaba Suspeita de dengue
LEIA
+