Busca

Sem atenção da Prefeitura, moradores tapam buracos de rua no Jardim Brasilândia

No desespero, pessoas que residem na via decidem fazer a manutenção por conta própria; eles reclamam de descaso e abandono da Prefeitura

Fabiana Blazeck Sorrilha (Portal Porque)
  • Moradores da Rua Alonso Muchon, no Brasilândia, fecham os buracos com concreto. Foto: Fabiana Blazeck Sorrilha/Portal Porque
  • Segundo os moradores, há mais de 30 pedidos de manutenção para a via parados na prefeitura. Foto: Fabiana Blazeck Sorrilha/Portal Porque
  • Munícipes também reclamam de falta de poda das árvores do Centro Esportivo Dr. Pitico. Foto: Fabiana Blazeck Sorrilha/Portal Porque
  • Galhos baixos impedem os pedestres de usar a calçada em vários trechos. Foto: Fabiana Blazeck Sorrilha/Portal Porque
  • Leitores do Portal Porque aproveitam ainda para pedir solução para os conduítes esquecidos nas obras dos pontos de ônibus do BRT na Avenida Armando Pannunzio. Foto: Fabiana Blazeck Sorrilha/Portal Porque

Os moradores do último trecho da Rua Alonso Muchon, localizada no Jardim Brasilândia, Zona Norte de Sorocaba, tomaram uma decisão radical, diante da omissão da Prefeitura: por conta própria, eles arrumaram o asfalto da via, tapando os buracos na tentativa de amenizar o estado ruim em que se encontrava.

Eles alegam que estão abandonados pelo poder público. Assim, arregaçaram as mangas, fizeram uma massa de concreto e taparam oito crateras que existiam em um trecho de aproximadamente 50 metros.

Foi a enfermeira aposentada Vera Lúcia de Oliveira, 67 anos, que mora há seis anos no bairro, quem denunciou o caso ao Portal Porque. Conforme ela, as condições do asfalto são péssimas. “São mais de 30 pedidos de reparos do asfalto feitos na Prefeitura, via site e telefone 156 e, até o momento, não obtivemos nenhum retorno”, afirma.

Vera conta ainda que, no trecho final da rua, que termina em uma área verde, nem o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bombeiros ou o serviço funerário vai por conta do perigo que é chegar até lá. “Precisaram carregar caixão até o trecho em melhores condições para prosseguir com um funeral”, acrescenta.

Para ela, a solução é bem simples: refazer o asfalto e dar dignidade a quem mora naquela localidade. “O prefeito Rodrigo Manga veio até aqui perto, na pracinha, disse que viria alguém aqui para arrumar, mas não apareceu ninguém”, aponta.

Sorocaba abandonada
Na quarta-feira (24), o Porque já havia divulgado um vídeo retratando o péssimo estado da calçada existente na Rua Paula Souza, Centro. A postagem incentivou outras pessoas a denunciar locais abandonados pela prefeitura.

Um deles é a calçada do Centro Esportivo Dr. Pitico, Vila Angélica. Segundo Cristiane Campos Lapa, a falta de poda das árvores impede os pedestres de usar a calçada com segurança.

Já Márcia Camargo denunciou os perigos da calçada do ponto do BRT, na entrada da Avenida Santa Cruz, onde conduítes deixados à mostra podem causar acidentes.

Todas as reclamações foram encaminhadas à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba. Caso haja um retorno, esta matéria será atualizada.

SOS Leitor
Para ter sua reclamação publicada neste espaço, basta enviar mensagem de texto para o WhatsApp do Portal Porque, que é (15) 97406-3396, ou clicar no link “Fale com a Redação”.

mais
sobre
LEIA
+