Busca

Na calada da noite, prefeito Rodrigo Manga troca diretorias e chefias do Saae

Além de exonerar Tiago Sckow da direção geral e colocar o amigo Alfeu Malavazzi Neto no lugar, Manga trocou vários cargos de direção, chefia e coordenação na autarquia

Paulo Andrade (Portal Porque)

Diferente de outras nomeações, realizadas de forma festiva pela gestão Manga, a troca de comando do Saae aconteceu silenciosamente. Foto: Divulgação/Saae

Faz uma semana que o Jornal do Município de Sorocaba, publicado nas noites de segunda a sexta-feira, tem trazido diversas alterações na hierarquia de comando do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O novo diretor geral da autarquia é Alfeu Malavazzi Neto, que até então era secretário do Meio Ambiente. Tiago Suckow, que dirigia o Saae, agora é chefe de gabinete na Secretaria de Desenvolvimento. Já o novo diretor operacional de águas é João Domingos Scudeller Junior, que atua na iniciativa privada, em áreas como engenharias de produção e de mecânica na iniciativa privada. Ele substituiu o servidor de carreira Jaime Rossi Farias.

O motivo da troca de comando no Saae seria as denúncias em ações do Ministério Público, devido aos danos ambientais por despejo de esgoto em rios e córregos. Porém, servidores ouvidos pelo Portal Porque, que preferem manter o anonimato, avaliam que o motivo seria “afinar” toda a cadeia de comando do Saae com os propósitos eleitorais do prefeito.

As trocas desses comandos foram feitas em silêncio, sem os anúncios festivos que caracterizam o Governo Manga. Nem mesmo as páginas oficiais do Saae e da Prefeitura deram destaque às mudanças.

No primeiro dia de Malavazzi na direção geral, o Jornal do Município trouxe, na noite dessa segunda-feira (15), quatro documentos de registro de preços para aquisição de produtos e serviços diversos ao Saae, além do aditamento (acréscimo) de 25% em um contrato já existente.

Segundo essas atas oficiais, quatro empresas deverão fornecer o mesmo tipo de produto ao Saae: Perfis e Chapas (materiais metálicos). As empresas escolhidas são Megafer Comércio de Ferro e Aço, Boa Obra Materiais Para Construção, Intertubo Importação e Exportação e Telafer Comércio de Telas e Ferragens.

Já a empresa SGV Transportes foi contemplada com o aditamento de 25% na prestação de serviços. A reportagem ainda não conseguiu ter acesso aos valores dos contratos.

Alfeu e outras mudanças
Alfeu Malavazzi é empresário e cabo eleitoral do prefeito Manga (Republicanos) desde a campanha de 2020. Sua nomeação foi publicada oficialmente dia 12.

Além da nomeação de Domingos Scudeller no comando do setor de água, a publicação oficial do dia 8 trouxe também a nomeação do seu antecessor, Jaime Rossi, como chefe do departamento de água.

Já Marcos Alexandre Moreira foi exonerado da função de coordenador da proteção de dados e nomeado líder de equipe da mesma coordenadoria.

Quem assumiu a função de coordenador no lugar de Marcos foi o servidor Ronaldo Monteiro dos Santos. Alexandre Moreira, por sua vez, foi para o posto de líder de equipe.

Outras denúncias
Há mais de um ano o Saae de Sorocaba vêm sendo alvo de denúncias como rombo nos cofres da autarquia, falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os servidores, falta de ferramentas de trabalho e de produtos básicos para o serviço, como canos e tubos para consertos de água e esgoto; além de despejar esgoto irregularmente em rios e córregos que desembocam no Rio Sorocaba.

Diversas dessas denúncias já tramitam no Ministério Público e na Justiça. Todos os casos vêm sendo noticiados pelo Portal Porque.

LEIA MAIS

>> Alegação de ‘rombo’ de R$ 80 mi no Saae detona conflito entre atual e ex-diretor

>>Apesar do rombo no Saae, Manga quer criar mais uma diretoria e 250 cargos

>>Justiça obriga o Saae a parar de jogar esgoto sem tratamento no Rio Sorocaba

>>Servidores do Saae denunciam falta de material, ferramentas e EPI para trabalhar

mais
sobre
Alfeu Malavazzi Neto saae sob denúncias Tiago Sckow Troca de comando
LEIA
+