Busca

Manga vai às redes dar desculpas por enchente que não houve

Prefeito tentou "se antecipar" a enchentes que não aconteceram. Quando houve de verdade, desapareceu

Paulo Andrade/Portal Porque

Rodrigo Manga se desculpou antecipadamente caso as obras que diz ter feito não conseguissem segurar alagamentos. Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), publicou, por volta das 22h30 de sábado (9), em seu Instagram, o aviso de que tempestades vindas de outras regiões poderiam causar, novamente, o transbordamento do Rio Sorocaba e alagamentos na cidade. Segundo ele, as chuvas poderiam causar estragos nas regiões do Jardim Faculdade, Parque das Águas, Guadalupe, Jardim Piratininga, Vitória Régia 3, Jardim Marli e Vila Rica. “A chuva vai passar bem em cima de vocês”, disse Manga. Porém, a tempestade devastadora anunciada por Manga não ocorreu.

Alguns bairros da cidade registraram chuvas na noite de sábado e manhã de domingo, mas a intensidade passou longe do temporal previsto pelo prefeito, que tentou se vacinar caso houvesse alagamentos, como já registrados neste ano, que levaram sorocabanos a perderem todos os seus bens e até à morte de uma pessoa.

Obras ineficazes
A desculpa antecipada é um indício de que nem Manga acredita nas obras que diz ter realizado para combater as enchentes. Na postagem afirma que as chuvas “vindas de Pilar do Sul e Salto de Pirapora” poderiam afetar diretamente o leito do rio Sorocaba.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, previu chuvas intensas, das 9h45 de sábado até às 10h de domingo, apenas nas regiões de Campinas, Bauru, Itapetininga, Campo das Vertentes, Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Assis, Litoral Sul Paulista e Piracicaba, além de algumas cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Sorocaba, não.

O popular serviço Clima Tempo também afirmava, às 23h45 de sábado, que a previsão para Sorocaba nas próximas 24 horas era de “Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite”.

População que se vire
Em suas redes sociais,
Manga pediu para a população se precaver e disse: “eu espero em Deus que essa chuva possa desviar e enfraquecer… e que as obras [de desassoreamento do rio] sejam suficientes para segurar e não causar tragédias, mas é importante avisar a população”.

O prefeito disse ainda que foi alertado sobre a “possível forte tempestade”, que iria atingir “diretamente o leito do rio Sorocaba”, quando estava dormindo, por volta das 22h, pelo diretor-geral do SAAE, Tiago Suckow da Silva Camargo Guimarães.

Segundo ele, na postagem das 22h30 de sábado, as enchentes nos bairros próximos ao rio deveriam começar entre 23h30 de sábado e 1h30 de domingo.

As obras de Manga para contenção de alagamentos vêm sendo duramente criticadas por diversos movimentos sociais, engenheiros e por organizações ambientais. Apesar disso, o prefeito já publicou várias postagens de propaganda comemorando o suposto fim do problema.

Outro lado
Caso o prefeito ou sua assessoria mudem de postura e queiram dar sua versão dos fatos, o Porque garantirá o espaço.

mais
sobre
alagamentos em Sorocaba enchentes fake news Manga vidente obras do manga redes sociais rio Sorocaba
LEIA
+