Busca

Manga muda secretário de Meio Ambiente para acomodar mais partidos na base aliada

Campanati (PV) trouxe ex-assessor do vereador Cícero João (Agir), que ameaçou sair candidato a prefeito e dividir votos com o republicado

Fabiana Blazeck Sorrilha (Portal Porque)

Campanati assume a pasta de Meio Ambiente em ano de muitas incertezas eleitorais. Foto: Facebook/Maurício Campanati

A dança das cadeiras no primeiro escalão da Prefeitura continua a todo vapor, com a tentativa do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) de acomodar os políticos aliados, a cinco meses das eleições. Desta vez, foi a Secretaria de Meio Ambiente que ganhou um novo chefe. O escolhido é Maurício Augusto Coimbra Campanati (PV), que assumiu o cargo na semana passada e também já faz suas mudanças no segundo escalão, nomeando pessoas “de confiança”, ao invés de optar por servidores de carreira.

Campanati nomeou Amarildo Assis Ferreira seu assessor de gabinete. Amarildo já foi chefe de gabinete do vereador Cícero João (Agir), que chegou a dizer que se lançaria como candidato a prefeito de Sorocaba, dividindo ainda mais os votos da direita sorocabana com Manga.

O novo secretário de Manga substitui Alfeu Malavazzi Neto, que foi nomeado diretor-geral do Saae, no lugar de Tiago Suckow da Silva Camargo Guimarães. Thiago, por sua vez, foi exonerado recentemente após a autarquia ter sido denunciada pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) por despejar esgoto sem tratamento no rio Sorocaba e córregos da cidade, cuja ação indenizatória ao Meio Ambiente é de R$ 15 milhões, além de um plano de ação para interromper o crime ambiental. Thiago agora é chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan).

De novo na política, Campanati não tem nada. Ele é velho conhecido, já que ocupou diversos cargos ligados ao primeiro e segundo escalão da Prefeitura de Sorocaba, como aponta seu Linkedin, que ele já atualizou com o novo cargo no Governo de Manga. Antes de assumir a pasta de Meio Ambiente, ele ocupou por sete meses o cargo de coordenador especial no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba).

Na cidade, Campanati também ocupou cargo de coordenador especial na Urbes e diretor-presidente da autarquia municipal Investe Sorocaba. Ele fez parte também do governo de José Crespo, como secretário de Habitaçao e Regularização Fundiária. Ficou no cargo até setembro de 2017, quando Crespo foi afastado do cargo e deixou a Prefeitura.

O Portal Porque enviou perguntas à Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Manga para saber os motivos das nomeações mas, até a publicação desta matéria, não havia recebido respostas.

mais
sobre
ano eleitoral dança das cadeiras Governo Manga notas políticas Secretaria de Meio Ambiente
LEIA
+