Busca

Manga devolve cargo de secretário de Educação para bispo após tentar emplacá-lo como vice

Prefeito pretendia emplacar o bispo Clayton como vice, mas o PL prometeu romper caso Manga não ceda a vaga para o nome indicado pelo partido

Fábio Jammal Makhoul (Porque)

Manga com o bispo Clayton Lustosa, líder da Igreja Renascer em Cristo, do casal Hernandes, em vídeo de lançamento da Marcha para Jesus, no ano passado. Foto: Reprodução

O bispo Clayton Lustosa, da Igreja Renascer, do casal Hernandes, retoma neste sábado (20) o comando da Secretaria de Educação de Sorocaba, quinze dias após ser exonerado com a expectativa de ocupar a vaga de vice do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) para as eleições de outubro. Conforme apurou o Portal Porque, Manga pretendia emplacar o colega evangélico como vice, mas o PL prometeu romper caso o prefeito não ceda a vaga para o nome indicado pelo partido.

Com a manobra frustrada, o bispo volta a assumir a pasta da Educação que, desde o dia 6 de abril, era ocupada de forma interina pela secretária de Administração, Luciana Mendes Fonseca, que acumulava as duas funções.

A volta do bispo para a Secretaria de Educação foi publicada na noite desta sexta (19), no Jornal do Município. Além da pasta, Manga também trocou o secretário de Relações do Trabalho, Bruno Santana, por Luiz Carlos Siqueira Franchim, que começou o mandato do prefeito como presidente da Urbes, mas foi exonerado um ano depois. Desde então, Frachim ocupava o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria de Mobilidade.

A disputa para garantir a vaga de vice do prefeito Manga nas eleições de outubro tem gerado uma série de atritos entre os membros da base aliada. Manga havia prometido a vaga para o PL, mas não aceitou os nomes propostos pelo partido: o vice-presidente do PL Sorocaba, Roberto Freitas, e o empresário Osmar Linares. O impasse tem causado muitas brigas nas últimas semanas entre Manga e o deputado estadual Danilo Balas (PL), que comanda o partido em Sorocaba (leia mais).

Recentemente, conforme apurou o Porque, o PL tentou acelerar o processo com uma nota à imprensa, indicando que o vice de Manga seria de sua escolha. No entanto, a pressão não surtiu o efeito desejado e o prefeito recusou os nomes indicados. Para contornar a situação, Manga conseguiu filiar o Bispo Clayton ao PL e ofereceu a vaga de vice para ele, como se contemplasse o partido. A manobra desagradou a cúpula do PL, especialmente Danilo Balas, que só aceita a vaga se for ocupada por um dos nomes indicados pela cúpula do partido e não o indicado por Manga. Caso contrário, o PL promete romper e lançar Balas como candidato a prefeito.

Com o insucesso da manobra, Manga trouxe de volta o bispo para a Secretaria de Educação. Indicado pela primeira vez em novembro do ano passado, o nome causou estranheza em professores e na entidade que representa os educadores, já que não Clayton Lustosa não possui em seu currículo nenhuma experiência na área da Educação (leia mais).

mais
sobre
bispo clayton educação eleições 2024 Estado laico Manga
LEIA
+