Busca

Fim de uma era: PSDB fica sem vereadores em Sorocaba

A maior bancada, atualmente, é a do partido Republicanos, com seis representantes na Câmara

Wilma Antunes (Portal Porque)

PSDB e MDB foram os partidos que mais elegeram vereadores na Câmara Municipal de Sorocaba desde a redemocratização. Foto: Jesus Vicente/Portal Porque

A política de Sorocaba passou por uma mudança significativa desde a redemocratização, em 1985. Tradicionalmente dominada pelo PSDB e MDB, que juntos elegeram 53 vereadores ao longo dos anos (27 e 26, respectivamente), a Câmara Municipal agora não conta com representante de nenhum desses partidos. Essa transformação é um reflexo não apenas das dinâmicas políticas locais, mas também de tendências observadas em outras cidades brasileiras.

Desde 1987, o PSDB e o MDB também foram predominantes no Executivo municipal, segundo informações da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e do Legislativo. No entanto, a atual configuração da Câmara destaca o crescimento do partido Republicanos, o mesmo do prefeito Rodrigo Manga, que agora detém a maioria, com seis vereadores. Desde a redemocratização, o partido acumulou oito vereadores, incluindo o deputado estadual Vitão do Cachorrão e seu suplente, Caio Oliveira.

O primeiro vereador do Republicanos (anteriormente conhecido como PRB) foi eleito em 2012, e a “onda republicana” se consolidou em 2020 com a eleição dos seis membros restantes. Antes disso, o PSDB era a força dominante, com a maior bancada formada em 2008, composta por seis vereadores. Em outras eleições, o partido manteve uma presença significativa, mas, agora, os dois últimos vereadores do PSDB migraram para União Brasil e PRD, deixando o partido sem representantes na Câmara.

O MDB teve um histórico de altos e baixos, com sua maior bancada em 1988, com oito vereadores. Apesar de algumas vitórias subsequentes, o partido não conseguiu eleger vereadores em 2020 e não atraiu novos membros durante a janela partidária.

Curiosamente, apesar de Sorocaba ser uma cidade com tendências política conservadora, o PT tem se mantido estável desde 1988, sendo o terceiro partido com mais vereadores eleitos, totalizando 23. A sigla manteve sua bancada estável por meio das eleições e da recente janela partidária.

Atualmente, após o encerramento da janela partidária, 20 vereadores representam 11 partidos na Câmara Municipal. A distribuição é a seguinte:

  • PT (2 representantes): Iara Bernardi e Francisco França 
  • PL (2 representantes): Dylan Dantas e Rodrigo do Treviso
  • PSD (1 representante): Cláudio Sorocaba 
  • Psol (1 representante): Fernanda Garcia
  • PP (1 representante): Fernando Dini
  • Republicanos (6 representantes): Silvano Júnior, Pastor Luis Santos, Caio Oliveira, Cristiano Passos, Vinícius Aith e Fábio Simoa 
  • Agir (2 representantes): Cícero João e Péricles Régis 
  • Podemos (1 representante): Fausto Peres
  • União Brasil (2 representantes): João Donizeti Silvestre e Ítalo Moreira 
  • PRD (1 representante): Hélio Brasileiro
  • PSB (1 representante): Salatiel Hergesel
mais
sobre
Eleição MDB política PSDB Republicanos sorocaba vereadores
LEIA
+