Busca

CBA anuncia instalação de sirenes em Votorantim e reforça que não existe perigo

Assessoria de imprensa da CBA frisou que não há nenhum risco à população de Sorocaba e Votorantim e que envolva qualquer uma dessas represas.

Portal Porque

Bairros de Votorantim receberão alarmes sonoros, como parte do Plano de Ação de Emergência adotado em todo o país. Foto: Prefeitura de Votorantim

Moradores e comerciantes da Vila Votocel, bairro da Chave e de algumas ruas da região central de Votorantim começaram a receber um comunicado assinado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), gestora das usinas hidrelétricas de Itupararanga, Votorantim e Santa Helena, informando sobre a instalação de sirenes de aviso sonoro nesses locais.

De acordo com a carta, a medida faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) que define ações e procedimentos técnicos adotados pelas usinas hidrelétricas do país para atuar em respostas a situações de emergências. Consultada, a assessoria de imprensa da CBA frisou que não há nenhum risco à população de Sorocaba e Votorantim e que envolva qualquer uma dessas represas.

No comunicado, a CBA reforça que “essa é uma ação preventiva. As barragens estão seguras, não oferecem riscos e não há relação com qualquer outro evento externo, sendo apenas uma obrigação legal”. A assessoria informou que ainda não há data para a instalação das sirenes, bem como os locais e qual a quantidade de dispositivos a serem colocados.

O PAE segue a nova Política Nacional de Segurança de Barragens, que entrou em vigor com a Lei 14.066, de 2020. De acordo com a assessoria de imprensa, a empresa já vem, desde o ano passado, adotando medidas para cumprir o que determina o PAE. Entre as ações elencadas estão a instalação de placas com rotas de fuga e o cadastramento das pessoas dos bairros citados no comunicado. Todas as ações envolvem a Defesa Civil e a Prefeitura de Votorantim, bem como a Defesa Civil de Sorocaba.

Os próximos passos previstos no PAE são o treinamento da população e a realização de um simulado de acidente. Os moradores e comerciantes serão avisados dessas atividades.

mais
sobre
alarmes CBA Itupararanga plano de emergência represa
LEIA
+