Busca

Câmara Municipal de Sorocaba está infestada por escorpiões

Um dos escorpiões foi achado dentro do gabinete de um vereador; Câmara intensifica dedetização do prédio

Wilma Antunes (Portal Porque)

Escorpiões gostam de ambientes quente e úmidos. Além disso, adoram se alimentar de baratas, que são atraídas pelo lixo acumulado. Foto: Divulgação/Pexels

Funcionários da Câmara Municipal de Sorocaba relatam o aparecimento frequente de escorpiões nas dependências do prédio nas últimas semanas. A situação se tornou ainda mais preocupante quando um desses animais foi encontrado dentro do gabinete de um vereador.

Com um quadro total de 238 servidores, sem contar os voluntários que frequentam o local quase diariamente, a Casa de Leis informou ao Portal Porque que não registrou nenhum acidente com escorpiões, mas detectou o aparecimento e tem atuado de forma a prevenir incidentes.

Conforme o Legislativo, desde janeiro, as dedetizações estão sendo intensificadas no imóvel, com objetivo de eliminar os insetos dos quais os escorpiões se alimentam. Além disso, implementou na rotina de manutenção do prédio a prática da “catação” de escorpiões no período noturno, feita periodicamente.

“O Legislativo iniciou uma campanha informativa aos seus servidores com recomendações sobre higiene e cuidados no ambiente de trabalho, e também atitudes a adotar no caso de picadas. De acordo com o Ministério da Saúde, a curva crescente de casos tem ocorrido por causa de dias mais quentes e chuvosos, que criam ambientes mais propícios para a reprodução de animais peçonhentos”, declarou fonte da Câmara.

Orientações
Em caso de picada de escorpião, a orientação do Poder Público é buscar atendimento médico imediato em qualquer unidade de saúde do município, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PAs (Prontos Atendimentos), UPHs (Unidades Pré-Hospitalares) ou UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

O médico irá avaliar a gravidade do caso e, se necessário, encaminhar o paciente para o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), que é referência no tratamento com soro antiescorpiônico. As crianças menores de 10 anos devem ser levadas diretamente para o CHS.

Para eliminar um escorpião, a recomendação é usar um objeto e manter distância da mão e do animal, que pica apenas quando se sente ameaçado. A zoonoses pode ser acionada pelo telefone 156, pelo site da Prefeitura ou pelas Casas do Cidadão, para registrar a ocorrência e tomar as providências necessárias.

mais
sobre
aracnídeo aranha Câmara Municipal escorpião saúde sorocaba
LEIA
+