Busca

Alagamentos param Sorocaba uma semana depois de Manga anunciar o fim do problema

Principais avenidas do centro de Sorocaba se transformam em rios, muro de escola desaba e prédios públicos são inundados, desmentindo posts de prefeito

João Maurício da Rosa (Portal Porque)

Uma semana depois de o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) publicar dois vídeos nas suas redes sociais anunciando o fim dos alagamentos em Sorocaba, a população viveu nesta quarta-feira (29) mais um dia de caos, com enchentes por toda a cidade.

As chuvas que caíram nesta tarde fizeram um verdadeiro “desmentido” ao prefeito: as principais vias alimentadoras do trânsito no centro, como as avenidas Afonso Vergueiro e Dom Aguirre, foram tomadas pelas enxurradas afetando, também, suas ruas transversais. Vídeos enviados pelos leitores ao Portal Porque mostram ruas transformadas em verdadeiros rios e, pelo menos, três creches inundadas.

Os CEIs (Centros de Educação Infantil) dos bairros Vila Angélica, Júlio de Mesquita Filho e Piazza de Roma ficaram totalmente inundados. Ao mesmo tempo, o muro da Escola Municipal Quinzinho de Barros, na Vila Hortência, desabou durante o aguaceiro e só não causou uma tragédia porque o local estava deserto no momento. Segundo moradores vizinhos que gravaram os danos, há anos o muro estava trincado e a Prefeitura vinha protelando obras de reforma.

O temporal foi anunciado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em publicação de alerta às 10h21. De acordo com o órgão, deveria chover entre 20 e 30 mm por hora ou 50 mm por dia com ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora com baixo risco de corte de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet só errou na previsão de alagamentos, desmentindo as bravatas de Manga. Com a inundação da avenida Afonso Vergueiro, quase todas as transversais que descem do centro, como as ruas Francisco Scarpa, Padre Luiz, Miranda Azevedo e Professor Toledo, além da Praça da Bandeira, ficaram com o trânsito paralisado.

O mesmo aconteceu com a inundação da Avenida Dom Aguirre no entroncamento com a Avenida Juscelino Kubitscheck e a Rua Julio Hanser no Jardim Faculdade.

Marketing X realidade

O caos que tomou conta de Sorocaba nesta quarta deve ter decepcionado os seguidores das redes sociais do prefeito Manga. Na semana passada, o prefeito apareceu de forma espetaculosa, nas suas redes sociais, montado em um cavalo, como se fosse o Zorro, no Jardim Vitória Régia e vestindo capa de chuva na beira do rio Sorocaba, anunciando que colocou fim nas inundações.

Em outro vídeo, gravado à beira do Rio Sorocaba, o prefeito diz: “Choveu de madrugada, a tarde inteira e graças a Deus e o trabalho de nossa equipe o rio não encheu em nenhum dos pontos que alaga há mais de 40 anos”. Uma semana depois, a mesma Avenida Dom Aguirre ficou inundada em vários pontos.

mais
sobre
ALAGAMENTOS bravatas caos chuvas Manga trânsito
LEIA
+