Busca

Livro ‘Tropeirismo – A saga que transformou o Brasil’ será lançado nesta quinta

Obra tem como objetivo auxiliar na aprovação do projeto de consolidação do Dia Nacional do Tropeiro, idealizado por integrantes da Academia Sorocabana de Letras

Maiara Beatriz (Portal Porque)

Livro ‘Tropeirismo – A saga que transformou o Brasil’ é de autoria de José Osmir Fiorelli (a esquerda), Antonio Luiz Pontes (ao centro) e Carlos Roberto Solera (a direita). Foto: Divulgação

O livro “Tropeirismo – A saga que transformou o Brasil” aborda a importância dessa atividade itinerante para o desenvolvimento de Sorocaba e de todo o país de forma simples e objetiva, como explica Antonio Luiz Pontes, presidente da Academia Sorocabana de Letras, que assina o texto em coautoria com Carlos Roberto Solera e José Osmir Fiorelli, também membros da instituição. O lançamento está marcado para esta quinta-feira (23), às 19h, no Sorocaba Clube, localizado no Centro.

A obra mostra que ocorreram manifestações tropeiras em praticamente todo o país. No entanto, Sorocaba foi um ponto de passagem fundamental. “Aqui era o destino dos que transportavam os muares, saindo do Sul. Aqui eram negociados e daqui partiam para outras regiões. A Feira de Muares de Sorocaba é referência em qualquer estudo sério sobre essa importante manifestação histórica”, explica Antonio.

A ideia de transformar a história do tropeirismo em livro aconteceu por meio de uma proposta, aceita pelos integrantes da academia, de buscar consolidar um dia nacional dedicado à figura do tropeiro, definido em 13 de julho por uma comissão formada por Valter Fraga Nunes (RS), Geraldo Bonadio (SP) e Carlos Roberto Solera (SC), em homenagem ao dia de batismo de um dos mais reconhecidos tropeiros, Cristovão Pereira de Abreu.

No dia 26 de abril, foi realizada uma audiência pública para tratar do tema, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. “Precisamos cumprir as determinações da Lei Federal 12.345/2010, que institui datas comemorativas dentro do território nacional. A audiência pública é um dos mecanismos. Estamos caminhando para chegar até Brasília devidamente documentados e preparados para defender a inserção da data”, revela o acadêmico.

Sobre a importância da atividade para a formação econômica e cultural do país, Antonio explica que foram os tropeiros os desbravadores de territórios praticamente virgens. Eles também criaram caminhos para o transporte de muares e cargas, deixaram suas marcas em pousos, vilas e cidades, no espinhoso percurso entre Sul e Sudeste, em direção à Feira de Muares de Sorocaba, que reunia os vendedores e compradores de mulas que as conduziam para os mais diversos recantos do Brasil.

O livro, editado pela ALP Treinamentos, Palestras & Livros, tem no total 166 páginas. O preço de capa é de R$ 49,90. O lançamento será nesta quinta-feira (23), às 19h, no Sorocaba Clube, localizado na Rua São Bento, 113, Centro. “Aguardamos o comparecimento daqueles que admiram esse período histórico e daqueles que precisam conhecê-lo para entender a relevância que tiveram na transformação do Brasil”, convida o presidente da ASL.

mais
sobre
"Tropeirismo - A saga que transformou o Brasil" Antonio Luiz Pontes ASL (Academia Sorocabana de Letras) Dia Nacional do Tropeiro
LEIA
+