Busca

Direita de Campinas se mobiliza para defender Elon Musk e pedir impeachment de Moraes

Os parlamentares estão fazendo defesa, assinando petições e publicando diversos atos em defesa do dono da Tesla

Da Redação

Paulo Gaspar (Novo) é um dos vereadores de Campinas. Foto: Reprodução

Os vereadores de direita de Campinas estão embarcando na polêmica envolvendo o empresário Elon Musk e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. Os parlamentares estão fazendo defesa, assinando petições e publicando diversos atos em defesa do dono da Tesla.

Alexandre de Moraes determinou a inclusão de Elon Musk entre os investigados do chamado Inquérito das Milícias Digitais, que apura a atuação criminosa de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais para influenciar processos políticos.

Paulo Gaspar (Novo) está compartilhando em suas redes e até pedindo apoio aos seguidores. De acordo com sua postagem, ele quer o fim do abuso de autoridade e também pede o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

“Precisamos de você. Precisamos da sua voz. Precisamos do apoio da comunidade internacional à nossa liberdade de expressão. É por isso que pedimos que você assine esta petição e compartilhe nas redes sociais o seu apoio ao Brasil. Queremos liberdade de expressão”, disse.

Já Nelson Hossri (PSD), que andava sumido de polêmicas, usou mais esta para voltar a aparecer aos seus seguidores. “Perfis banidos agora estão sendo liberados. Elon Musk se torna uma luz no final do túnel para o Brasil e promete mais fogo no parquinho”, disse. O parlamentar tem feitos várias publicações em defesa do bilionário.

Marcelo Silva (PP), sempre mais cometido que seus colegas ideológicos, fez publicações, mas não foi tão incisivo.

“Elon Musk diz que Alexandre de Moraes deve renunciar ou sofrer Impeachment por trair a constituição brasileira e ainda promete expor todos os crimes cometidos. E aí, o que vocês acham?”, questionou seus seguidores.

Dois deputados federais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolaram requerimentos de Moção de Aplauso e Louvor, manifestação da Casa para enaltecer pessoa pública. Os deputados Coronel Meira (PL-PE) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) solicitam a aprovação da honraria por Musk “expor e enfrentar a censura política e infundada imposta pela Justiça brasileira contra os usuários da plataforma no país” e “enfrentar o abuso de autoridade perpetrados pela Suprema Corte brasileira”.

Campanha de desinformação

Em sua sentença, Moraes sustenta que, “na data de 6 de abril”, o dono da X “iniciou uma campanha de desinformação sobre a atuação do STF e do TSE, reiterada no dia 7, instigando a desobediência e obstrução à Justiça, inclusive em relação a organizações criminosas”.

Moraes também cita um outro inquérito – o 4.781 – de 2019, que investiga indícios de divulgação de notícias falsas, denúncias caluniosas, ameaças e outras infrações, para lembrar que a “instrumentalização criminosa dos provedores de redes sociais e de serviços de mensagens para [o cometimento] da mais ampla prática de atividades criminosas nas redes sociais” está “evidente”.

mais
sobre
Alexandre de Moraes Campinas direita elon musk inquérito vereadores
LEIA
+